Acesso ao Ensino Superior e Estratégias Multiculturais de Aconselhamento

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No dia 20 de março, a Casa Cordovil foi palco de uma iniciativa organizada pelo Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da Universidade de Évora. A ação, intitulada “Acesso ao Ensino Superior e Práticas Multiculturais de Aconselhamento”, teve como objetivo promover o diálogo sobre as condições de acesso ao ensino superior e explorar práticas de aconselhamento adaptadas à diversidade cultural.

 

A sessão contou com as intervenções de Suzete Rico, técnica responsável pela Divisão de Integração e Acompanhamento de Estudantes que deus as boas vindas aos participantes, e de Ana Luísa Alegria, técnica do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da Universidade de Évora, que abordou os desafios e as oportunidades relacionadas ao acesso ao ensino superior. Durante a sua apresentação, Ana Alegria detalhou as condições atuais e as políticas em vigor para apoiar os estudantes no processo de ingresso na universidade.

A iniciativa prosseguiu com uma oficina intitulada “Práticas Multiculturais de Aconselhamento”, conduzida por Paulo Cardoso, professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora. Paulo Cardoso partilhou com os participantes metodologias e abordagens para lidar com as particularidades culturais e as diferentes necessidades dos estudantes no contexto do aconselhamento educacional.

O evento proporcionou um espaço de reflexão e partilha de experiências, reunindo profissionais da área da educação, psicologia e outros interessados no tema. Foi igualmente encarado como um ponto de encontro para o desenvolvimento de estratégias mais inclusivas e eficazes no apoio ao acesso ao ensino superior, considerando a diversidade cultural e as especificidades de cada estudante.

Publicado em 21.03.2025