Encontro Saúde Mental - Atores e Foco: Diálogo, Colaboração e Compromisso pelo Bem-Estar

Ilustração do item

No dia 20 de março de 2025, na sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, realizou-se o "Encontro Saúde Mental - Atores e Foco". Este evento proporcionou um espaço de diálogo sobre o papel de diferentes agentes na promoção da saúde mental, reunindo profissionais, especialistas e a comunidade para discutir desafios, estratégias e ações voltadas ao bem-estar emocional e psicológico. Durante o encontro, foi assinado um protocolo de colaboração entre a EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza) e a Universidade de Évora.

Maria Joaquina Madeira, Presidente da Direção da EAPN Portugal, recordou na abertura da sessão o Dia Internacional da Felicidade, comemorado mundialmente a 20 de março, sublinhando a "necessidade de democratizar a felicidade e o bem-estar".

Maria Joaquina Madeira considerou o encontro que decorreu na Universidade de Évora um "momento oportuno" para abordar a saúde mental, alertando para o "estigma sobre a doença mental", que pode acarretar, entre outros fatores, o risco de pobreza. Observou que a doença mental tem vindo a aumentar não apenas em Portugal, mas em todo o mundo, especialmente após a pandemia, e enfatizou a necessidade de intervenção precoce, medidas de integração pessoal e profissional, e a importância de combater a dupla discriminação enfrentada por pessoas com doença mental e em situação de pobreza.

A Presidente da Direção da EAPN Portugal mencionou, ainda, que o Governo português e as Entidades Representativas do Setor Social e Solidário (ERSSS) assinaram esta quarta-feira um compromisso de cooperação para o biénio 2025-2026, que reforça o valor das comparticipações da Segurança Social, o que vai ao encontro das pretensões apresentadas pela EAPN ao Governo.

Paula de Deus, Vice-Presidente do Conselho Geral do Núcleo Distrital de Évora da EAPN Portugal, destacou o compromisso das organizações e da sociedade civil do Alentejo, afirmando que, apesar dos obstáculos, estão empenhadas em representar e defender os interesses da comunidade.

Neste âmbito, João Nabais, Vice-Reitor para as Infraestruturas e Políticas para a Vida na Universidade, salientou a centralidade do tema da saúde mental na universidade, mencionando programas como o "VagarMente", apresentado hoje na sessão por João Nabais, e outros que visam o bem-estar, e reforçou a importância de se focar na pessoa e não apenas na doença. Também mencionou nesta iniciativa, os apoios disponibilizados aos estudantes, como bolsas financeiras e outros programas de suporte, para garantir que nenhum estudante abandone os estudos por motivos económicos.

De referir que o protocolo de colaboração agora assinado entre a EAPN e a Universidade de Évora representa para João Nabais “um ponto de partida para uma interação que beneficiará a comunidade, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas e reforçar a importância das associações na comunicação com o poder político para a implementação de melhorias necessárias”, estando o mesmo assente na realização de estudos, projetos de investigação e de intervenção, bem como de formações conjuntas, ações de formação, cursos, workshops, seminários. Também a realização de estágios académicos por estudantes da Universidade de Évora nas estruturas da EAPN está contemplada no documento.

Publicado em 21.03.2025