Estudantes de Enfermagem organizam jornadas sobre saúde e autocuidado ao longo do ciclo vital
No âmbito das comemorações do 70.º aniversário da Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus (ESESJD) da Universidade de Évora, decorre até ao dia 7 de março a iniciativa Jornadas em Saúde e Autocuidado ao Longo do Ciclo Vital. Organizado pelos estudantes do 4.º ano da Licenciatura em Enfermagem, o evento tem como objetivo promover e partilhar conhecimento científico, com foco no autocuidado e nas questões de saúde ao longo da vida.
A comissão organizadora justificou a escolha do tema, explicando que "o autocuidado requer conhecimento, competências, confiança e motivação", sendo essencial para todas as condições de saúde e doença ao longo da trajetória de vida. A evidência, segundo a organização, aponta que a promoção da literacia em saúde melhora a capacidade de autocuidado, resultando em melhores níveis de saúde e bem-estar.
A sessão de abertura contou com a presença de Tiago Bandeira Dias, estudante da Licenciatura em Enfermagem da ESESJD, que sublinhou a importância do envolvimento dos estudantes na organização de eventos científicos como este. O auditório estava maioritariamente preenchido por estudantes de Enfermagem, refletindo o entusiasmo e o interesse pela temática abordada.
Maria do Céu Marques, subdiretora da ESESJD, aproveitou a ocasião para recordar que esta Escola formou cerca de 90% dos enfermeiros que trabalharam ou ainda trabalham na região, destacando a importância dos três pilares fundamentais da Escola: ensino, investigação e extensão comunitária. A subdiretora também salientou que o empenho ao longo dos 70 anos permitiu à instituição uma "afirmação consistente", destacando o "brio profissional de todos" que passaram pela Escola, e apontou que os estudantes atuais "serão os futuros responsáveis por transmitir esses valores de excelência".
Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, realçou o facto das Jornadas serem organizadas pelos próprios estudantes. Para a Reitora a Enfermagem é uma "vocação que deverá ser exercida da melhor forma ao longo da vida", tendo feito questão de enaltecer a capacidade de integração dos estudantes em diferentes contextos hospitalares e noutros setores da saúde. A Reitora lembrou, igualmente, que a ESESJD ao celebrar o seu 70.º aniversário, é mais antiga do que o próprio momento refundador da Universidade de Évora, nos anos 70 do século XX, e expressou o desejo de que, passados outros 70 anos, todos possam estar igualmente orgulhosos do percurso feito pela Escola Superior de Enfermagem e pela própria Universidade de Évora.
O evento contará ainda com momentos musicais protagonizados por atuais e antigos estudantes da Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus, proporcionando um ambiente de partilha e celebração entre a comunidade académica e profissional.
A ESESJD continua a ser um ponto de referência na formação de enfermeiros em Portugal, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da Enfermagem e para a promoção da saúde na sociedade.