Transformação qualitativa do Ensino Superior na Saúde motiva sessão na Universidade de Évora
A Universidade de Évora acolheu, nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, a segunda sessão do Ciclo de Conversas "5 Décadas, 5 Temas", com o tema central "A Universidade de Évora e a Transformação Qualitativa do Ensino Superior na Saúde". O evento teve lugar no Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo, e contou com a presença de destacadas personalidades do setor da saúde e do ensino superior.
Entre os convidados, destacaram-se figuras como Rita Sá Machado, Diretora-Geral da Saúde, Manuel Sobrinho Simões, Professor Emérito da Universidade do Porto e Diretor do IPATIMUP, e Helena Canhão, Diretora da NML e coordenadora do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas.
João Nabais, Vice-Reitor para as Infraestruturas e Políticas para a Vida na Universidade de Évora, foi o responsável por dar as boas-vindas, sublinhando a importância da presença de tais personalidades no evento. "É um privilégio contar com estas figuras ilustres, que realçam a relevância desta iniciativa para a Universidade de Évora", afirmou João Nabais.
O Vice-Reitor abordou ainda alguns dos desafios que a área da saúde enfrenta atualmente, destacando questões como as doenças crónicas e a inteligência artificial, apelando para a importância que os técnicos de saúde, particularmente a classe médica, manterem sempre uma abordagem humanizada. "O doente deve ser considerado em todo o ciclo de decisão", afirmou. Além disso, mencionou a construção da Escola da Saúde junto ao Hospital Central do Alentejo, “um projeto essencial para a Universidade e para a região”, estando a reitoria "motivada a avançar com este projeto, que trará novas oportunidades de formação na área da saúde", concluiu.
Maria do Céu Marques, Sub-Diretora da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD), da Universidade de Évora, recordou os 70 anos de formação de enfermeiros pela instituição, “tanto em Portugal como no estrangeiro”, ressaltando os resultados positivos “que muito nos orgulham”. A vice-Diretora destacou ainda o compromisso do corpo docente da ESESJD com a inovação e a transformação, visando sempre, como enfatizou, “elevar a formação dos estudantes ao mais alto nível.”
Por sua vez, Armando Raimundo, Diretor da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, fez questão de agradecer a presença dos bastonários e representantes das diversas ordens profissionais da área da saúde. Enfatizou a relevância do debate para os estudantes e desafiou-os a participar ativamente com intervenções que enriquecem as discussões.
Em declarações aos jornalistas, João Nabais contextualizou a iniciativa nos objetivos da Universidade de Évora na área da saúde.
"O Vice-Reitor realçou ainda a pertinência das comunicações proferidas no evento, sobretudo no que diz respeito aos desafios que a área da saúde enfrenta. João Nabais destacou que a Universidade de Évora pode fazer a diferença nesta área no nosso país."
"Relativamente à oferta formativa, o Vice-Reitor mostrou-se satisfeito com os resultados, sendo que a procura pelos cursos da Universidade na área da saúde se tem revelado 'muito positiva e em franco crescimento."
"Também o novo polo de saúde, a ser construído próximo do novo Hospital Central do Alentejo, foi tema de conversa, com o Vice-Reitor a manifestar o empenho da reitoria numa obra fundamental para a universidade, na qual serão necessários cerca de 40 milhões de euros."
Recorde-se que este evento teve como objetivo promover a reflexão sobre a evolução do ensino superior na área da saúde, com um enfoque particular na Universidade de Évora e uma excelente oportunidade para estudantes, docentes e profissionais da área de saúde participarem e contribuírem para o futuro do ensino e da prática em saúde.