Projeto da Universidade de Évora leva concertos comentados a várias cidades do país
Projeto da Universidade de Évora leva concertos comentados a várias cidades do país e os primeiros concertos serão nos dias 17 de janeiro (Póvoa de Varzim) e 22 de janeiro (Porto) de 2025. Coordenado por Mafalda Nejmeddine, investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), da Universidade de Évora, a divulgação da música para tecla do compositor português Pedro António Avondano através da primeira edição crítica integral das suas sonatas é o principal objetivo do projeto que leva concertos comentados a várias cidades do país.
O projeto “Avondato XXI” procura “a valorização da investigação, através a vertente interpretativa, sendo as obras interpretadas a partir da partitura da edição crítica e, pela primeira vez, posta em prática com este projeto, também dos comentários proferidos nos concertos, que serão elucidativos das práticas musicológicas utilizadas na elaboração de uma edição crítica e incluirão imagens que reportarão práticas e técnicas de composição utilizadas no séc. XVIII” avança a investigadora.
Mafalda Nejmeddine, doutorada em Música e Musicologia/Interpretação pela Universidade de Évora, espera ainda através deste, a “valorização da experimentação artística, contruindo-se a interpretação à medida em que as obras vão sendo interpretadas nos concertos e a valorização da componente educativa, através das parcerias do projeto, que incluem oito escolas de música e uma universidade, levando desta forma os concertos comentados junto do público estudantil; bem como da tipologia do evento, uma vez que os concertos comentados são uma forma educativa e atrativa, especialmente para o público estudantil, que é maioritariamente o esperado nos eventos.”
Observando a pertinência deste músico e compositor no contexto nacional, a investigadora da Universidade de Évora recorda que Pedro António Avondano foi um compositor e violinista português de origem italiana que viveu quase toda a sua vida em Lisboa. Desde 1758, Avondao foi violinista da Orquestra da Real Câmara e desenvolveu atividades empresariais na área da cultura, entre as quais se destaca a Casa da Assembleia, um espaço onde organizou bailes e concertos para a comunidade estrangeira residente em Lisboa.
Apesar da sua formação como instrumentista de cordas, “Avondano compôs várias obras para instrumentos de tecla, das quais subsistem nove sonatas. Foi um dos poucos compositores da sua época que publicou obras no estrangeiro, numa altura em que se retomava a impressão de obras musicais em Portugal. Entre estas publicações contam-se três coleções de minuetos, compostos para os referidos bailes, e uma sonata para tecla”. Explica a investigadora.
Em Portugal, a sua reputação como compositor foi reconhecida pela execução pública da sua ópera "Il Mondo della Luna", em 1765, no Teatro Real de Salvaterra, “obra que hoje subsiste em exemplar único na Biblioteca da Ajuda. A sua obra para tecla foi igualmente apreciada e circulou em cópias manuscritas, inclusive com o nome de compositores de grande renome tais como António Leal Moreira (mestre de música do Real Seminário de Música da Patriarcal e primeiro diretor musical do Teatro de S. Carlos) e David Perez (compositor de D. José I e mestre de música da família real)”, acrescenta Mafalda Nejmeddine.
Destacando as características estilísticas e ou particularidades da escrita que se destacam no contexto do repertório, Mafalda Nejmeddine, frisa que as sonatas de Pedro António Avondano “apresentam características do estilo galante, incorporando alguns dos esquemas galantes definidos na Teoria dos Esquemas de Robert Gjerdingen. Em algumas sonatas, destaca-se o uso de elementos identificativos do Empfindsamer Stil (cromatismos, apogiaturas dissonantes precedidas por saltos expressivos, flutuações de dinâmica e contrastes tonais inesperados) e de figurações melódico-rítmicas para transmitir uma ideia ou um sentimento (uníssono orquestral, fanfarra, estilo cantado), de acordo com a Teoria dos Tópicos de Leonard Ratner.”
As particularidades destas sonatas, salienta a mesma investigadora, “centram-se no uso de figurações melódico-rítmicas que se repetem em diferentes tessituras ou com acompanhamentos diversificados, de motivos semelhantes em algumas obras e do mesmo material musical em obras distintas.” Verificam-se igualmente “particularidades ao nível das formas de sonata utilizadas e da sua inserção no ciclo da sonata, nomeadamente a alteração significativa do tema primário aquando da sua repetição imediata, a reintrodução não-convencional do tema primário na reexposição, a deformação da forma de sonata e a sua inserção no quadro introdução-coda, a composição do ciclo da sonata através da associação de formas musicais raras e uma alteração da estrutura da exposição da forma de sonata bem como a sua aplicação ao modelo de sonata para tecla preferido pela sociedade portuguesa da época.”
Questionada sobre a forma como se apresentam e que características se destaca dos concertos comentados, Mafalda Nejmeddine, exprime que AVONDANO XXI contempla a realização de dez concertos comentados com a integral das sonatas para tecla de Pedro António Avondano, em espaços educativos e culturais de nove cidades portuguesas. Os concertos incluem a interpretação das nove sonatas para tecla, ao cravo, e comentários sobre a biografia do compositor e as obras interpretadas. Cada concerto apresenta um programa diferente. As obras serão interpretadas a partir de uma edição crítica das sonatas em dois volumes, que teve por base um trabalho de investigação.
Estas sonatas “serão introduzidas progressivamente” no programa dos concertos, sendo que os sete primeiros concertos são estreias interpretativas desta edição e os restantes constituem circulação das sonatas apresentadas nesses concertos.
Refira-se que o projeto conta com a produção da AcademyOn (AcademyOn, Unipessoal Lda), o apoio da República Portuguesa - Cultura | Direção-Geral das Artes.
AGENDA 2025 (em atualização):
17 janeiro (19:00 horas) - PÓVOA DE VARZIM | Auditório Municipal, Escola de Música da Póvoa de Varzim
22 janeiro (19:00 horas) - PORTO | Auditório da Escola Artística do Conservatório de Música do Porto
7 fevereiro (hora a definir) - VILA REAL | Conservatório Regional de Música de Vila Real
21 março (data a confirmar) - LEIRIA | 43º Festival Música em Leiria – 2025, Orfeão de Leiria Conservatório de Artes
1 abril (18:00 horas) - LISBOA | Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa
11 abril (18:00 horas) - COIMBRA | Auditório da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra
9 maio (data a confirmar) - LISBOA | Escola Artística de Música do Conservatório Nacional
20 maio (18:30 horas) - ÉVORA | Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora
13 junho (19:30 horas) - AVEIRO | Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro
(data a definir) - MAFRA | Museu Nacional da Música