Universidade de Évora e Ordem dos Farmacêuticos firmam protocolo
A Universidade de Évora foi palco, hoje, dia 5 de novembro, de mais uma edição do evento Let's Talk about Pharma 2.0, uma iniciativa dedicada à discussão e ao desenvolvimento da área farmacêutica, organizada pelos estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. A abertura do evento contou com a intervenção de Ana Margarida Advinha, professora do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, que destacou o papel ativo dos estudantes na organização e dinamização desta inicitiva.
João Nabais, Vice-Reitor para as Infraestruturas e Políticas para a Vida na Universidade, sublinhou a aposta da Universidade de Évora na área da saúde, com especial foco no curso de Ciências Farmacêuticas, reconhecendo os desafios enfrentados pela universidade na criação de melhores condições, como a construção de novos laboratórios e enaltecendo a dedicação dos docentes em promover este desenvolvimento.
Armando Raimundo, diretor da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (ESDH), enfatizou na sua intervenção a natureza interdisciplinar desta Escola, que aposta em protocolos e parcerias com várias instituições nacionais e internacionais. Segundo Armando Raimundo, a ESDH fundamenta-se em três pilares: formação, investigação e extensão à comunidade, visando desta forma uma interação mais próxima com os profissionais da área da saúde.
Luís Lourenço, Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, dirigiu-se aos estudantes, incentivando-os a conhecer o trabalho desenvlvido pela Ordem dos Farmacêuticos, convidando-os a visitar as instalações desta associação pública profissional que representa os titulares do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, ou equiparado, que exercem a profissão farmacêutica ou praticam atos próprios desta profissão em território nacional.
A anteceder as comunicações cientificas, procedeu-se à cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Universidade de Évora e a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos que visa fomentar a cooperação entre as duas instituições em áreas como formação pré e pós-graduada, estágios e projetos técnico-científicos.
Entre as principais ações previstas no protocolo destacam-se a organização conjunta de seminários, conferências e cursos de formação, o desenvolvimento de estágios para estudantes e a partilha de dados estatísticos e outras informações relevantes. A colaboração entre as duas instituições propõe-se a resolver desafios específicos e fomentar sinergias que beneficiem tanto os estudantes como os profissionais da área.
Ema Paulino, Presidente da Direção da Associação Nacional das Farmácias (ANF), Luís Lourenço, Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos e Maria Rita Fonseca, Presidente da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), foram os oradores desta iniciativa que fortalece o compromisso da Universidade de Évora em investir no desenvolvimento da área da saúde e em proporcionar aos seus estudantes oportunidades de crescimento profissional em parceria com instituições relevantes no setor farmacêutico.