Universidade de Évora celebra 30 anos do CIDEHUS com Conferência Internacional

Ilustração do item

A Universidade de Évora foi palco da Conferência Internacional Mudanças Sociais no Sul: Abordagens Interdisciplinares, celebrando os 30 anos de existência do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS). O evento, que decorreu no Colégio do Espírito Santo, tem como objetivo reforçar o princípio norteador do centro: analisar o Sul no seu contexto global, superando barreiras disciplinares, geográficas e cronológicas. O congresso promove a troca de conhecimento entre a academia e a sociedade, sublinhando a importância da investigação interdisciplinar. A iniciativa decorre nos dias 24 e 25 de outubro de 2024 no Colégio do Espírito Santo.

A Diretora do CIDEHUS, Fernanda Olival, destacou o papel fundamental da investigação científica nas transformações societais e o impacto dessas mudanças nas dinâmicas globais. "O CIDEHUS sempre se focou em estudar as evoluções sociais de forma ampla, cruzando áreas como história, economia e sociologia, com um olhar atento ao Sul global", afirmou. Fernanda Olival, aproveitou para convidar o público para conhecer a Universidade de Évora, a sua riqueza histórica e patrimonial, situada numa cidade histórica e Cidade Europeia da Cultura em 2027.

A Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, ressaltou que o evento é um "momento de reflexão sobre os projetos e estratégias que o CIDEHUS tem desenvolvido em torno das dinâmicas sociais do Sul". A Reitora recordou o processo em curso de avaliação das unidades de investigação, destacando a riqueza do trabalho desenvolvido pelo CIDEHUS, que cruza diversas áreas do saber. A Reitora sublinhou na inicitiva a importância do Sul global nos equilíbrios geopolíticos mundiais, especialmente num cenário cada vez mais volátil. "Pensar o Sul e a diversidade da nossa realidade é essencial para entender o papel que este desempenha no mundo atual", referiu.

Bruno Lopes, membro da comissão organizadora da Conferência, reforçou a relevância internacional do congresso, que reúne investigadores de diversos países europeus e não europeus, destacando aqui a importância deste tipo de eventos para fortalecer as redes de colaboração científica globais.

O Congresso, que continua ao longo do dia, consolida o papel do CIDEHUS como uma referência na investigação interdisciplinar sobre o Sul, contribuindo para uma melhor compreensão das dinâmicas mundiais atuais.

Publicado em 24.10.2024