Desafios na implementação de programas de estudo europeus conjuntos em análise na Staff Week da EU GREEN

A Universidade de Évora recebeu a Staff Week do Work Package 2 -"An Educational Model Centered on Sustainability and the SDG" da Aliança EU GREEN, numa atividade que se realizou entre 25 e 27 de junho, no Colégio do Espírito Santo. Durantes estes dias foram analisados os desafios na implementação de programas de estudo europeus conjuntos e a definição de procedimentos adequados para incorporação de princípios educativos EU GREEN nesses programas.

A sessão inaugural esteve a cargo de Cesaltina Pires, docente do Departamento de Gestão da UÉ e co-líder do Work Package 2, que abordou os desafios que o grupo de trabalho tem enfrentado e apresentou estratégias para os superar.

Ao longo da Staff Week do grupo de trabalho do Work Package 2 foram abordadas duas matérias distintas: a criação de novos programas de estudo, maioritariamente, licenciaturas e mestrados assentes na sustentabilidade, e a definição das ferramentas orientadoras do perfil do professor do futuro com incidência na inovação pedagógica. Neste Encontro, vice-reitores e líderes de work packages reuniram-se para determinar quais são as três propostas que avançam como piloto no âmbito de programas de mestrado assentes na temática da sustentabilidade.

Hernâni Oliveira, investigador da Universidade de Évora e líder do Work Package 4 (Sustentabilidade, Inovação e Transferência de Conhecimento), destaca que “a ideia da EU GREEN é olhar para o campus da Universidade de Évora com uma dimensão europeia, possibilitando aos seus estudantes frequentar programas de estudo interuniversitários, designados de “Joint Educational Programs”. 

“Realço ainda a presença do Student Council nesta Staff Week, um órgão consultivo da EU GREEN, formado por estudantes com o objetivo de lhes atribuir uma voz participativa no processo de decisão. Os estudantes, além de terem estado envolvidos nas reuniões gerais, trabalharam em formas de promover a sua participação activa, e em como ajustar essas formas à realidade de cada uma das nove academias", salientou. 

Durante estes 3 dias, os participantes frequentaram workshops de formação de formadores para alinhar as unidades curriculares com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as competências-chave para a sustentabilidade. 

Publicado em 28.06.2024