Vice-Reitora da UÉ participa em debate sobre "Manifesto de Educação Criativa"
Ana Telles, Vice-Reitora para a Cultura e Comunidade da Universidade de Évora, interveio na sessão de debate do “Manifesto de Educação Criativa”, um documento que resultou da campanha #ArtIsEssential, lançada em setembro de 2023 por uma ampla coligação de organizações criativas e de ensino superior de Artes no Reino Unido com o objetivo de proteger a reserva de talentos nas artes criativas. Organizada pela ELIA- European League of Institutes of the Arts, e, em concreto, do grupo de trabalho Arts in Education, ao qual preside Ana Telles, membro do Conselho de Representantes da ELIA, a sessão decorreu online, no dia 14 de junho, com a participação de reconhecidos especialistas na área.
Este Manifesto, um estudo de caso no Reino Unido sobre o lançamento de um movimento para a educação artística criativa, inclui 8 exigências fundamentais que, se implementadas, ajudarão a proteger a reserva de talentos vital para a próspera economia criativa do Reino Unido, preservando assim tanto a sua base económica como o seu património cultural.
Após apresentação da missão da coligação seguiu-se uma discussão coletiva entre os participantes e um painel de peritos sobre a aplicabilidade do manifesto e da campanha quer na Europa quer em outras regiões do mundo. Para além de Ana Telles, integraram o Painel, moderado por Catherine Dormor, Diretora da Escola de Artes de Westminster: Angelos Agalianos, Oficial Político, Direcção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia, Frances Bronet, Presidente do Instituto Pratt e Membro do Conselho Executivo da AICAD, Lars Ebert, Secretário Geral da Cultura a Ação da Europa, Alistair Payne, chefe da Escola de Artes da Universidade Kingston e vice-presidente do CHEAD.
Considerada a Liga Europeia dos Institutos de Arte, a ELIA- European League of Institutes of Arts é uma organização composta por mais de 260 instituições espalhadas por 48 países e com um impacto fulcral nas políticas internacionais relativas ao sector das Artes e da Educação Superior Artística. Esta rede europeia globalmente ligada por uma plataforma dinâmica para intercâmbio profissional e desenvolvimento interdisciplinar do Ensino Superior Artístico tem como principal objetivo capacitar os estudantes a criar novas oportunidades e boas práticas artísticas.