UÉ dinamiza iniciativas com vista à capacitação e ação para uma transição energética justa e participada

A Universidade de Évora encontra-se a dinamizar, até dia 9 de junho, várias iniciativas que visam a capacitação e ação para uma transição energética justa e participada, através do movimento "#somosenergia", uma ação co-financiada pelo Programa EDP Energia Solidária 2023 e implementado pela Sustainable Energy Youth Network (SEYN) e pela Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora, à qual a Aliança EU GREEN se associou.

Esta iniciativa encontra-se alinhada com a Visão e a Missão da EU GREEN, a aliança transnacional de nove universidades europeias de que a Universidade de Évora faz parte, e que se apresenta como “um espaço educativo europeu formado por universidades situadas em regiões periféricas com o objetivo de reforçar e divulgar os valores europeus, onde a sustentabilidade é o elemento agregador”, destaca Paulo Mendes,
Pró-Reitor para o Campus e Infraestruturas da Universidade de Évora e
Coordenador local do WP5 (Engagement for Sustainable Societies and Economies) da EU GREEN.

Recordou ainda que, baseado no conceito de excelência distribuída, “o objetivo desta Aliança é formar pessoas e proporcionar parcerias para a investigação, a inovação e o envolvimento da sociedade em geral para que o desenvolvimento dos nossos ecossistemas locais e/ou regionais sejam uma realidade, dando assim respostas a desafios prementes para a sociedade.
Uma componente importante do trabalho da EU GREEN é envolver a comunidade em geral com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) no sentido da sua capacitação para que tenha um papel ativo como agente de mudança de um mundo global a partir das regiões onde as Universidades integrantes estão sediadas”.

Para o Pró-Reitor da UÉ, “esta iniciativa é um exemplo de como podemos capacitar a comunidade e inspirar uma cultura de sustentabilidade, neste caso, na vertente energética. Uma transição energética justa e participada é crucial para promover um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo. O envolvimento da comunidade em geral neste processo permite aumentar a consciencialização acerca da consequência das atitudes em matéria energética sobre as questões climáticas, incentivando comportamentos mais sustentáveis. A Sustentabilidade é, contudo, um conceito multidimensional que abrange várias vertentes, cada uma focada em diferentes aspetos do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a ambiental, a económica, a social e a cultural, onde a Universidade de Évora tem desempenhado um papel importante através do trabalho meritório que a academia na sua globalidade tem desenvolvido em prol dos ODS. Pretende-se que esta e outras iniciativas contribuam para dar uma maior visibilidade para o exterior do trabalho desenvolvido na nossa instituição em prol da Sustentabilidade, um dos pilares do plano estratégico da UÉ para o período 2023-2026, desejando-se que essa proatividade possa ser cada vez mais consubstanciada no contexto da EU GREEN”.

Afonso Cavaco, destaca a participação da Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora, na qual é investigador, nesta iniciativa, através do projeto AURORA, que “tem colaborado com a SEYN - Sustainable Energy Youth Network no desenvolvimento de diversas ações que visam aumentar a consciencialização da comunidade na área da energia, através de múltiplos workshops online e presenciais, integrados no projeto #SomosEnergia”.

No dia 6 de junho teve lugar no Colégio dos Leões a Oficina de Mobilidade Ativa, que envolveu a reparação de bicicletas com utilização de ferramentas básicas em cicloficina. Para o investigador da UÉ, “considerando o panorama atual de emergência climática, esta Oficina é especialmente relevante visto que oferece aos participantes capacitação para resolver problemas diários no uso de bicicletas. Além disso, a atividade promove a descarbonização do sistema de transporte, alinhando-se perfeitamente com os objetivos do projeto AURORA, especialmente na monitorização da pegada de carbono individual através da aplicação AURORA ENERGY TRACKER, onde os utilizadores podem ver o impacto dos seus consumos energéticos”.

No âmbito desta iniciativa, decorre no dia 7 de junho um passeio de bicicleta sobre transição energética, com partida pelas 09h00 do Colégio dos Leões até à central fotovoltaica da Capwatt, passando por projetos inovadores de energias renováveis na cidade, e nos dias 8 e 9, a Quinta Shiva, em Évora, acolhe a realização de um Workshop Do-it-Yourself, onde os participantes vão construir pequenos dispositivos que funcionam com energia solar.

Publicado em 06.06.2024