Inaugurado Pólo da Universidade Popular Túlio Espanca em freguesia de Évora

Na sequência de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Évora e a União de Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, em Évora, foi inaugurado no passado dia 28 de maio, um novo pólo da Universidade Popular Túlio Espanca (UPTE), integrando a rede de educação popular que comemorou recentemente 15 anos de atividade.

Na sessão que simbolizou a criação desta nova escola estiveram presentes Ananias Quintano, Presidente da União de Freguesias, Mário Monginho e Maria Fernanda Mendes, ambos elementos que integram o executivo da Junta de Freguesia, e dos representantes da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora, Bravo Nico, Diretor da UPTE e docente do Departamento de Pedagogia e Educação da UÉ, e Lurdes Pratas Nico, Técnica Superior na UÉ, com colaboração docente na instituição, e Membro Integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da UÉ. Também Paulo Piçarra, Editor do Jornal Diário do Sul, entidade parceira e fundadora da UPTE/UÉ, em 2009, marcou presença na inauguração.

O público presente e interessado em participar, de forma regular, em atividades educativas de natureza não-formal, teve oportunidade de presenciar este ato formal e simbólico de inauguração da atividade do Polo da freguesia da Malagueira, em Évora.

A Universidade de Évora, através da Universidade Popular Túlio Espanca, pretende contribuir para a formação científica, cultural e técnica dos cidadãos da região na qual se insere, estando atualmente presente em todo o Alentejo, através de uma rede de 15 pólos: Alandroal, Bacelo/Évora, Barrancos, Canaviais/Évora, Cano/Sousel, Cuba, Galveias, Malagueira/Évora, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, São Manços, São Miguel de Machede, Viana do Alentejo e Vila Viçosa e conta, desde a sua fundação, com a parceria do Diário do SUL.

Publicado em 03.06.2024