Doutorando da UÉ vence Prémios Fitness e Saúde 2023, na categoria Prémio Investigação

O trabalho “Efeitos de um programa de treino de força baseado na velocidade de execução, com o intuito de contribuir no medo de cair, na função cognitiva e física na população idosa: Um ensaio clínico” da autoria de Alexandre Duarte Martins, estudante do doutoramento em Motricidade Humana da Universidade de Évora, foi o vencedor do prémio atribuído pela “Portugal Activo – Associação de Clubes de Fitness e Saúde”, na categoria de Prémio de Investigação.

O trabalho vencedor, que tem como base a tese de doutoramento, intitulada “Efeitos de um programa de treino de força em parâmetros de saúde na população idosa: um estudo longitudinal”, sob supervisão científica de Orlando Fernandes e Nuno Batalha, professores do Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora e de João Paulo Brito, professor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Politécnico de Santarém.

O premiado referiu que, embora tenha sido muito gratificante ver o trabalho reconhecido pelos seus pares, o mais importante “foi ter conseguido melhorar a qualidade de vida dos participantes envolvidos e contribuir através do exercício físico para o aumento da longevidade nesta população”. O autor relembra que, o que esteve na origem desta investigação foi a premissa de que “o treino de força tem um papel fundamental na prevenção de quedas na população idosa e está associado de uma forma directa ao aumento do número de anos vividos com uma maior autonomia e independência”. Finalmente, o autor desafia esta população a, independentemente das suas preferências em termos de exercício físico, terem hábitos e estilos de vida saudáveis, a serem activos e preventivos!

Refira-se que a tese de doutoramento “Efeitos de um programa de treino de força em parâmetros de saúde na população idosa: um estudo longitudinal” é apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., através de bolsa de doutoramento com a referência 2021.04598.BD (https://doi.org/10.54499/2021.04598.BD).

Os Prémios Fitness e Saúde promovidos pela Portugal Activo realizam-se anualmente e visam distinguir um profissional associado, que tenha desenvolvido um projecto de investigação com impacto directo no sector do fitness e saúde em Portugal.

Publicado em 28.05.2024