UÉ presta homenagem aos Mecenas do FASE-UÉ

Realizou-se no dia 20 de maio de 2024, na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, a Cerimónia pública de Homenagem aos Mecenas 2023/2024, que pretendeu destacar o contributo fundamental das entidades que, atuando como Mecenas, têm garantido a continuidade e conclusão dos estudos por alunos/as em contextos socioeconómicos mais frágeis.

Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora frisou nesta sessão de “singela homenagem”, a importância do mecenato, considerando-o, “imprescindível para muitos dos nossos alunos e que deve ser encarado como um investimento de futuro na nossa sociedade". Agradecendo por mais um ano a confiança de todos os mecenas neste projeto, a Reitora da UÉ observou o gesto “altruísta” por parte dos mecenas “porque não visam daqui retirar vantagens, a não ser o ver a satisfação dos jovens alcançar os seus objetivos”.

Em representação dos estudantes beneficiários do FASE-UÉ, Dinarte Jardim, assumiu-se “porta-voz da profunda gratidão dos estudantes aos Mecenas, que têm, através do seu gesto, a capacidade de mudar vidas e fazer prosperar a formação académica e de obter a motivação necessária para que possam atingir os objetivos a que se propuseram”.

Beatriz Calado, presidente da Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), começou por agradecer aos Serviços de Ação Social, dirigidos por Maria José Graça, a Cristina Centeno, Administradora da Universidade de Évora, à Reitora e ao Vice-Reitor para as Políticas para a Vida na Universidade e relações com a Comunidade, João Nabais, pelo apoio e pela sinergia necessária para colmatar as dificuldades financeiras verificadas por alguns estudantes, esperando que nenhum estudante fique “excluído do ensino superior por dificuldades económicas”.

Em representação dos Mecenas do FASE-UÉ, Jorge Quintas, Secretário Geral da Fundação Amélia de Mello, congratulou-se com os resultados alcançados pelos jovens estudantes, lembrando que estes devem continuar os seus estudos, “sempre com o critério de esforço, trabalho e motivação”, argumento que “a solução do mundo está no investimento e nas pessoas”.

Para o Secretário Geral da Fundação Amélia de Mello os jovens “têm o mundo à disposição pelo que sintam-se capacitados para exigir”, deixando uma mensagem aos estudantes da UÉ para que  “olhem sempre com carinho e ternura os momentos vividos na vossa universidade, a Universidade de Évora.

Entregues as Distinções aos Mecenas, a sessão encerrou com o momento musical a cargo do Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora – O Duo Kontrarst – composto por Sérgio Gladkyy (Acordeão) e Diogo Pardal (Clarinete), que interpretaram a obra Suíte Hellénique, de Pedro Iturralde, saxofonista espanhol, professor de saxofone e compositor.

Recorde-se que o Fundo de Apoio Social aos Estudantes da Universidade de Évora, gerido pelos Serviços de Ação Social, da UÉ, foi criado em 2012, tendo desde então contado com o contributo de diversos mecenas, que de ano para ano têm vindo a crescer.

Publicado em 21.05.2024