Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora comemorou 15 anos
O projeto da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora comemorou 15 anos de atividade. O Dia da Universidade Popular Túlio Espanca (UPTE) foi celebrado no Auditório Nobre da academia, no passado dia 7 de maio. Na sessão de abertura estiveram presentes Augusto Peixe, Pró-Reitor para o Apoio às Unidades Científico-Pedagógicas, o Editor Executivo do Jornal Diário do Sul, Paulo Piçarra (um dos parceiros fundadores da UPTE) e os representantes formais das entidades promotoras dos polos da UPTE. Mais tarde, haveria de se juntar à sessão, a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, aproveitando para cumprimentar e felicitar a rede de polos da UPTE.
O Auditório, com uma capacidade superior a 300 pessoas, ficou preenchido com a participação dos polos, respetivos coordenadores, professores, formadores e alunos.
O programa de atividades dividiu-se em dois momentos. De manhã, uma aula dada por Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, “pessoa estimada e com vasto trabalho em várias paróquias, no ensino e na comunidade, junto das pessoas e das associações” tal como sublinha o diretor da UPTE. Na sua palestra, e partindo da mensagem do Papa Francisco, falou dos problemas que assolam o mundo (a «casa comum») e de uma «economia que mata». Num formato menos formal, mas dialogante e sereno, conduziu o público a uma reflexão sobre o mundo presente e o futuro que queremos deixar às próximas gerações. A educação ao longo da vida, que é matriz da UPTE, deve colocar a pessoa humana no centro desse processo.
O almoço decorreu de forma partilhada, no antigo Refeitório do Colégio do Espírito Santo.
A tarde foi dedicada ao Sarau Cultural, onde cada um dos polos apresentou o respetivo momento cultural que preparou para este dia: Tuna (Reguengos de Monsaraz; Viana do Alentejo e Canaviais); Coro de Cante Alentejano (Vila Viçosa); Declamação de poema/texto literário (Barrancos); Dançoterapia (Portel); Demonstração de Aula de hidroginástica (Alandroal); Dança e Cante (Cuba); Dança (Bacelo).
Atualmente, a rede da UPTE é constituída por 15 polos: Reguengos de Monsaraz; Viana do Alentejo; Canaviais; Vila Viçosa; Barrancos; Portel; Alandroal; Cuba; Bacelo; São Miguel de Machede; São Manços; Cano; Redondo, Galveias e Malagueira.
O Dia da UPTE 2024 contou com o apoio voluntário da estudante do Curso de Licenciatura de Gestão, Carolina Santos.
De acordo com Bravo Nico e Lurdes Pratas Nico, responsáveis por este evento da Universidade Popular Túlio Espanca, este evento marcou, de forma extraordinária, a vitalidade da rede de educação popular que está sendo construído no Alentejo e que conta, atualmente, com 14 polos distribuídos por todo o território alentejano.
A organização do Dia da UPTE teve o apoio das seguintes entidades: Universidade de Évora, Diário do Sul e CIEP/Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e APEFA/Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos.