UÉ recebe personalidades do negócio do futebol moderno

O Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora promoveu uma Aula Aberta no Auditório da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus que contou com os contributos de duas figuras do negócio do futebol moderno, Luís Vilar, cara conhecida no mundo do comentário desportivo nacional, e Flávio Drolhe, Agente da FIFA.

Foram vários os estudantes da Universidade de Évora que não quiseram perder a oportunidade de contactar com dois especialistas da área e que procuraram participar neste debate aberto que refletiu acerca das oportunidades e dos desafios no negócio do futebol moderno e o agenciamento e gestão de carreiras dos futebolistas profissionais.

Luís Vilar promoveu a reflexão em torno da importância de potenciar a lealdade à marca para o clube gerar mais vendas, tendo destacado o poder da Premier League, liga profissional de futebol do Reino Unido, no que diz respeito a direitos televisivos, que representam 90% da receita dos clubes a par das parcerias estabelecidas.

“É importante transmitir aos estudantes que o «evidence based practice» é o que garante os efeitos, uma decisão com recurso à ciência. A estatística tem de estar no suporte da evidência, independentemente da área do conhecimento”, começou por realçar Luís Vilar. “No negócio do futebol importa começar a ver que o futebol não é só o jogo, o que acontece dentro das quatro linhas. O marketing, a comunicação, a forma como interagimos com os adeptos do clube para potenciar receitas, a definição de estratégias com os stakeholders, todos estes fatores vão permitir o investimento em novos talentos e conseguir melhores resultados. Achei importante transmitir a tantos estudantes com ambições no mundo do futebol que devem olhar para esta realidade como um ecossistema complexo.”

Também Flávio Drolhe, advogado com pós-graduação em direito desportivo e negócios no Desporto e Agente da FIFA, destacou a relevância da “confiabilidade dos clubes, do networking e das relações interpessoais” no exercício da profissão de agente desportivo. “O agente é um vendedor, tem de conhecer muito bem o atleta com quem está a trabalhar para conseguir o melhor negócio, num mercado adequado a esse mesmo atleta. Todos os fatores emocionais do atleta são também de extrema importância na decisão, um agente tem de ter a capacidade de se colocar no lugar do atleta. Nós temos de conhecer as ambições deles e trabalhar em conjunto para as alcançar. E fazer a gestão de expectativa da carreira desse atleta”, concluiu.

Publicado em 14.05.2024