Universidade de Évora celebra Dia da Europa

A Universidade de Évora, através da Escola de Artes (EA) e da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (ESDH), associou-se às comemorações do Dia da Europa, data celebrada anualmente no dia 9 de maio em homenagem à histórica «Declaração Schuman», momento fundador da União Europeia.

Na apresentação da iniciativa, que decorreu no Colégio dos Leões, Ana Telles, Vice-Reitora para a Cultura e Comunidade da Universidade de Évora realçou “o desafio de celebrar o Dia da Europa já foi abraçado há muitos anos pela Universidade de Évora. Destaca-se, contudo, a colaboração entre a EA e a ESDH que se uniram para celebrar este dia com ainda mais dinamismo”. Também Tiago Navarro, Diretor da Escola de Artes da UÉ, realçou a importância do contributo dos estudantes e docentes da ESDH para celebrar o dia da Europa. Para Armando Raimundo, Diretor da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da UÉ, “foi um privilégio contribuir para esta iniciativa em parceria com a EA, um dos nossos objetivos para este ano é articular-nos cada vez mais com as restantes Escolas da academia”. Para o Diretor da ESDH, “num momento em que se discute o futuro da Europa, importa mostrar que também nós, académicos, refletimos acerca das problemáticas atuais”.

Elsa Vaz, Diretora do Centro de Documentação Europeia, Diretora do Departamento de Economia da Universidade de Évora e responsável por lançar este desafio à academia, destacou que “o objetivo era mobilizar os jovens e motivá-los a pensar acerca do que esta data representa, porque pensar a Europa é pensar a democracia e a participação pública”. Elsa Vaz considera que “a Escola de Artes, este ano em parceria com a ESDH, respondeu mais uma vez ao desafio de uma forma surpreendente, apresentando um leque de atividades que interpretaram através de diferentes áreas o conceito de Europa”. Esta diversidade já estava clara no programa definido para celebrar a paz e a unidade do continente europeu que contemplou uma atuação do Coro de Câmara da UÉ que interpretou duas peças – «O Hino à Alegria» e «Queda do Império», uma performance de dança organizada pelo Departamento de Desporto e Saúde que representou a multiculturalidade no mundo e ainda a atuação “Europa com movimento ou em movimento”.

No decorrer da iniciativa, a «Oficina Fermento – Cooperativa para o Desenvolvimento» desenvolveu ao vivo e a cores um Mural alusivo à democracia”, da responsabilidade da artista Ana Rita Silva, Alumna da Escola de Artes que desvendou que quando criou o desenho incluiu “referências ao 25 de abril, à União Europeia e também à cidade de Évora”.

Para terminar, teve lugar a apresentação da exposição de projetos de Design de Comunicação intitulada de “A Democracia em Portugal e na Europa”, desenvolvida por estudantes da Licenciatura em Design do Departamento de Artes Visuais e Design da UÉ.

Publicado em 10.05.2024