Arranque de Projeto Europeu com envolvimento da UÉ

O Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, em colaboração com a Câmara Municipal de Évora, é parceiro no projeto Europeu "Age Against The Machine" (ID-101138625), apoiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa CERV - Rede de Cidades (Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores), projeto que arrancou oficialmente em abril de 2024, em Novi Sad, na Sérvia, com a primeira reunião de representantes dos seis países participantes.

O objetivo geral do projeto "Age Against The Machine" é alargar o diálogo e refletir sobre os preconceitos etários a nível sociocultural no contexto europeu, o envelhecimento e questões discriminatórias e de género relevantes, através da linguagem do teatro comunitário e de métodos interativos performativos. Esta colaboração comunitária intergeracional também visa desafiar as políticas europeias existentes relativas às populações idosas, promovendo a igualdade e os direitos humanos da população sénior, como valores fundamentais da União Europeia.

A Universidade de Évora é parceira no projeto, junto com seis entidades beneficiárias: Novi Sad – Fundação Capital Europeia da Cultura, (Novi Sad, Sérvia) como parceiro líder; Trupa Drz Ne Daj (Novi Sad, Sérvia); Cruz Vermelha da Sérvia (Belgrado, Sérvia); Nordisk Teaterlaboratorium (Holstebro, Dinamarca); Compagnia Il Melarancio Cooperativa Sociale (Cuneo, Itália); e Teatr Brama (Goleniow, Polónia). O projeto também conta com o parceiro associado East Netherlands Development Agency (Países Baixos).

Para além do encontro oficial, Kick-off na Sérvia, que contou com a presença de membros da equipa do CHAIA da UÉ e do Departamento Sociocultural - Divisão de Juventude e Desporto da CME, iniciou-se, no dia 3 de abril, um laboratório de experimentação e criação performativa comunitária, com oficinas criativas, na Sede do Sport Lisboa Évora. O laboratório conta com a participação de 16 seniores, 7 estudantes de artes cénicas e artes visuais, e uma equipa de investigação e técnica de 7 membros do CHAIA e da CME. Estão previstas a criação e apresentação de duas performances: uma intervenção nos espaços públicos da cidade de Évora, em junho 2024, e uma segunda, em formato cénico interativo, no fim de outubro de 2024.

O projeto internacional inclui seis estreias de espetáculos teatrais com as comunidades intergeracionais nos países parceiros do projeto em outubro de 2024, bem como cinco festivais "Age Against The Machine" nas cidades parceiras do projeto (Holstebro, Cuneo, Évora, Goleniów, e Novi Sad). Durante a conferência final em Belgrado (Sérvia) em janeiro de 2026, a Cruz Vermelha Sérvia apresentará um conjunto de recomendações destinadas aos decisores políticos, aos meios de comunicação social e ao público especializado, tanto a nível nacional como europeu. Adicionalmente, o trabalho artístico assente em metodologias participativas performativas, realizado pelos vários parceiros, será monitorizado pela Universidade de Évora em termos de eficiência metodológica e inovação. Este acompanhamento metodológico finalizará com a apresentação de um artigo científico que apresenta as linhas fundamentais de metodologia híbrida inovadora utilizada pelos parceiros ao longo dos processos empíricos do projeto.

Obtenha mais informação relativa ao projeto, aqui.

Publicado em 09.05.2024