Nova Ministra do Ambiente e da Energia é Membro Cooptado do Conselho Geral da UÉ

Maria da Graça Carvalho é a escolha do novo Governo para assumir a pasta do Ambiente e Energia. A eurodeputada e negociadora da Reforma do Mercado Elétrico Europeu é também desde janeiro de 2021 Membro Cooptado do Conselho Geral da Universidade de Évora, onde tem apresentado contributos relevantes nas reuniões do referido órgão para a projeção da instituição a nível nacional e internacional.

O XXIV Governo Constitucional, liderado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, toma posse hoje e Maria da Graça Carvalho, que anteriormente foi Ministra da Ciência e Ensino Superior do XV Governo Constitucional de Portugal e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional, e Diretora Geral do GRICES - Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior, e que integra no seu currículo 30 anos de experiência nas áreas da energia, alterações climáticas e política de ciência, tecnologia e inovação, assume oficialmente os dossiês do ambiente e da energia.

Formada em engenharia mecânica, foi relatora do programa de financiamento europeu para a ciência e inovação Horizonte 2020 (2014-2020), embora já tivesse sido membro do Parlamento Europeu entre 2009 e 2014, tendo sido condecorada em 2002 pelo Presidente Jorge Sampaio com o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública.

Publicado em 02.04.2024