ECS dedica aniversário à Saúde Mental

Celebra-se hoje, dia 12 de março de 2023, o 15º aniversário da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, que elegeu como tema em destaque “Saúde Mental na Universidade: Healthy Minds”.  A sessão de abertura contou com a presença de João Nabais, Vice-Reitor para as Políticas para a Vida na Universidade e Relações com a Comunidade, e de Leonor Rocha, Diretora da Escola de Ciências Sociais.  

Na sua intervenção, o Vice-Reitor enfatizou a importância e a pertinência da reflexão sobre a saúde mental, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “(…) é um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidar com as pressões da vida, realizar as suas capacidades, e contribuir para a sua comunidade. (…) é um direito humano básico”, que, de acordo com João Nabais, “nos deve preocupar a todos e sobre o qual a Universidade de Évora tem sido sensível, quer ao nível da investigação, quer ao nível da implementação de programas e de estratégias orientadas para a promoção da saúde mental da comunidade académica. Um dos exemplos, acrescentou, “é o Programa Saúde Mental da Universidade de Évora, designado Vagar (Mente), que dinamiza sessões em contexto de sala de aula promotoras da saúde mental, dirigidas aos estudantes. João Nabais frisou que esta temática continuará bem presente na lista de prioridades da Reitoria, admitindo, contudo, que existe ainda um caminho a percorrer neste domínio.

A este respeito, recorde-se um estudo coordenado pela Universidade de Évora e divulgado em março de 2023 que lançou um olhar sobre o estado da saúde mental no ensino superior. Uma das principais conclusões é que “um em cada cinco estudantes universitários sofre de algum tipo de doença mental. Destes, mais de 40% foram diagnosticados após o início da pandemia.”

 

A Diretora da ECS, Leonor Rocha, começou por destacar a importância dos diferentes grupos constituintes da Escola de Ciências Sociais (docentes, estudantes e pessoal técnico) no funcionamento diário da Unidade Orgânica. Depois, dirigindo-se aos estudantes, sublinhou que a comemoração do dia da ECS “é um momento importante de participação e de aprendizagem na vossa vida enquanto estudantes do ensino superior”, aproveitando para recordar ser esta a unidade orgânica da UÉ a apresentar indicadores meritórios: por um lado, é a Unidade Orgânica com o maior número de estudantes nos diferentes cursos e, que, por sua vez, apresentam a maior taxa de sucesso.

 

Perspetivando o futuro, Leonor Rocha faz notar alguns desafios aos quais a Escola de Ciências Sociais deverá ter especial atenção, nomeadamente as instalações e a necessidade de requalificação de alguns espaços, o apetrechamento tecnológico e de outros equipamentos necessários às atividades decorrentes das Ciências Sociais, a necessidade de criar unidades de refeição nos edifícios onde a ECS está implementada, mas também a questão do alojamento, esperando maior empenho por parte do  Governo; a aposta nos recursos humanos, e por último a necessidade da ECS ter maior visibilidade e ser reconhecida pelo trabalho produzido.

 

Inserida nas comemorações do Dia da Escola de Ciências Sociais a Sessão Plenária “Saúde Mental na Universidade: Healthy Minds" teve como moderadora Anabela Pereira, professora do Departamento de Psicologia da UÉ, tendo contado com as  intervenções de Margarida Pedroso Lima, professora da Universidade de Coimbra, Elisabeth Brito, professora da Universidade de Aveiro, Maria Feitor Brás, vice-presidente da Associação Nacional dos Estudantes de Psicologia (ANEP), Maria João Pinheiro, médica adictologista do Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) e de Miguel Telo de Arriaga da Direção Geral de Saúde.

 

A animar estas comemorações estiveram estudantes representantes nos Órgãos AE/ECS e Conselho Coordenador, com múltiplas atividades e a Tuna Académica Masculina que atuou no Jardim do Granito.

Publicado em 12.03.2024