Apresentação do livro Cross Media Arts Social Arts and Collaboration
Teve lugar no dia 8 de fevereiro, no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), em Lisboa, a apresentação do livro “Cross Media Arts – Social Arts and Collaboration”, que conta com Paula Reaes Pinto, docente do Departamento de Artes Visuais e Design e investigadora do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, como uma das coordenadoras da obra.
O livro resulta da 2ª conferência Internacional Cross Media Arts – Social Arts and Collaboration, realizada em 2023 na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. “Esta antologia apresenta diversas práticas de arte social colaborativa em vários domínios, cada uma delas incorporando elementos de ação social e cidadania. Independentemente do seu domínio artístico, há uma linha comum que percorre o trabalho de diferentes criativos e coletivos, promovendo uma compreensão profunda de conhecimentos específicos e sensibilidades”, destaca Paula Raes Pinto que, em conjunto com António Gorgel Pinto, docente no IADE e investigador na Unidade de Investigação em Design e Comunicação, e Sérgio Vicente, docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, coordena a obra.
Destaca-se a presença de Emília Ferreira, Diretora do MNAC no lançamento do livro, bem como de dois dos três diretores dos centros de investigação envolvidos no apoio à realização da Conferência Internacional Cross Media Arts, realizada em fevereiro de 2023, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. O evento contou ainda com a intervenção de Jorge Ferreira, da Editora Caleidoscópio.
Recorde-se que a International Conference “Social Arts and Collaboration” pretende criar um espaço de discussão relacionado com uma práxis que atravesse as fronteiras entre os territórios artísticos e outros saberes, incentivando formas alternativas de representação e intervenção social como um modelo de colaboração entre criativos, makers, partes interessadas e comunidades que promovam a coesão social e cultural através de ações concretas com os cidadãos.