Inaugurado Pólo da Universidade Popular Túlio Espanca em Galveias

Na sequência de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Évora e a Junta de Freguesia de Galveias (concelho de Ponte de Sor), foi criado o Pólo de Galveias da Universidade Popular Túlio Espanca (UPTE) naquela freguesia, integrando a atual rede de 14 pólos situados na região do Alentejo.

A sessão que simbolizou a criação desta nova escola decorreu no dia 18 de janeiro de 2024, no Salão José Luís Peixoto, e contou com a presença de Maria Fernanda Bacalhau, Presidente da Junta de Freguesia de Galveias, e dos representantes da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora, Bravo Nico, Diretor da UPTE e docente do Departamento de Pedagogia e Educação da UÉ, e Lurdes Pratas Nico, Técnica Superior na UÉ, com colaboração docente na instituição, e Membro Integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da UÉ. A parte cultural do evento foi assegurada pela Tuna do Pólo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca, dirigida pelo Professor Valter Loureiro.

“A constituição deste pólo da UPTE é mais uma evidência da responsabilidade social da nossa academia, na área do acesso à Educação, através de modalidades educativas não-formais, de base popular e intergeracionais. A rede da Universidade Popular Túlio Espanca, atualmente constituída por 14 pólos, é o resultado desta virtuosa interação entre a Universidade de Évora e a região Alentejo”, explica Bravo Nico, Diretor da UPTE, recordando que “em realidade a rede existente congrega, presentemente, mais de 1000 participantes, que, regularmente participam em atividades educativas e sociais, realidade que criou uma rotina de vida mais rica e interativa que preenche a vida das pessoas e as coloca em contacto com outras pessoas da sua terra ou de outras terras. Uma dimensão importante deste projeto é a intergeracionalidade, facto que concorre para o encontro de pessoas de idades e experiências diversas, uma das mais importantes dimensões da socialização das pessoas que se encontram a viver de forma mais isolada”, destaca.

Até ao momento tem-se verificado uma forte adesão popular ao projeto em todos os pólos que constituem a rede da UPTE. “Em cada pólo, está disponível um conjunto diversificado de áreas de aprendizagem/disciplinas/projetos e tal permite uma rotina de participação em atividades educativas e sociais muito interessante e que é transversal a todas as idades dos muitos participantes”, realça Bravo Nico.

Na sua intervenção na sessão formal, a Presidente da Junta de Freguesia de Galveias, Maria Fernanda Bacalhau, referiu a importância do presente projeto para a freguesia, salientando que o mesmo se enquadra numa dinâmica educativa e global que passará, também, pela inauguração do Centro de Interpretação José Luís Peixoto, no dia 21 de janeiro de 2024.

A Universidade de Évora, através da Universidade Popular Túlio Espanca, pretende contribuir para a formação científica, cultural e técnica dos cidadãos da região na qual se insere, estando atualmente presente em todo o Alentejo, através de uma rede de 14 pólos: Alandroal, Bacelo/Évora, Barrancos, Canaviais/Évora, Cano/Sousel, Cuba, Galveias, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, São Manços, São Miguel de Machede, Viana do Alentejo e Vila Viçosa e conta, desde a sua fundação, com a parceria do Diário do SUL.

Publicado em 24.01.2024