Rauva e Universidade de Évora unem-se para facilitar acesso das PMEs ao crédito

A Rauva, a primeira super-app portuguesa para negócios, destinada a pequenas e médias empresas (PMEs) estabeleceu uma parceria com a Universidade de Évora para reforçar o desenvolvimento do primeiro sistema de pontuação de crédito em Portugal com recurso a metodologias de quantum machine learning. A Fintech portuguesa une-se à instituição alentejana com o objetivo de explorar o poder transformador da tecnologia quântica para o setor financeiro. Fornecendo pontuações de crédito mais precisas com maior rapidez e expandindo as oportunidades de crédito para empresas normalmente ignoradas pelas avaliações padrão, a Rauva pretende tornar o empreendedorismo fácilmente acessível a todos.

“Esta parceria coloca a Rauva como líder inovadora no cenário europeu de financiamento para PMEs. A nossa missão é impulsionar empresas de menor dimensão que normalmente enfrentariam desafios com as abordagens convencionais, ao mesmo tempo que otimizamos a deteção de fraude e a avaliação de risco de incumprimento”, declara Jon Fath, cofundador e CEO da Rauva. “Escolhemos a Universidade de Évora pela sua reputação e historial de investigação, particularmente nos campos do machine learning e de ciências de computação. A dedicação da instituição a estes domínios coincide com os objetivos estratégicos da Rauva em explorar e expandir as fronteiras da tecnologia quântica. Sendo uma universidade localizada numa região que tem apostado na promoção da competitividade económica, nomeadamente através de projetos como o Programa Regional Alentejo 2030, complementa o nosso compromisso com o impulso à inovação e empreendedorismo, nomeadamente em territórios mais neglicenciados”.

O quantum machine learning é um campo interdisciplinar emergente que combina os princípios da mecânica quântica com técnicas de machine learning tradicionais, e que tem aplicações práticas transformadoras, nomeadamente no setor financeiro. Esta tecnologia pode lidar com a análise de dados complexos e multidimensionais, permitindo a criação de modelos mais precisos para avaliar o risco de crédito, tendo em conta uma ampla gama de variáveis, como o histórico financeiro, informações pessoais e comportamento de pagamento.

A colaboração entre a fintech e a universidade pretende explorar procedimentos de pontuação de crédito, como a seleção de recursos, modelos de decisão, previsão de fluxo de caixa e definição de empréstimo ou linha de crédito. Esta iniciativa tem vindo a ser desenvolvida pela Rauva, através do desenvolvimento de protótipos sofisticados de algoritmos de inspiração quântica que estão a superar métodos tradicionais conhecidos que prevalecem no setor financeiro para a tomada de decisões de crédito.

”Estamos a dar passos iniciais arrojados através da implementação de um simulador quântico de última geração, experimentando os recursos avançados da Nvidia. Este simulador será fundamental para explorar aplicações de quantum machine learning e as suas potenciais vantagens atuais num ambiente simulado, com especial incidência em áreas como a pontuação de crédito e a deteção de fraudes”, afirma Javier Mancilla, Head of Research and Development in Quantum Machine Learning da Rauva. “Esta parceria é uma forma de enriquecimento mútuo. A Universidade de Évora beneficia ao utilizar os conhecimentos profundos e as aplicações práticas da Rauva que, por sua vez, terá uma plataforma única para explorar novos horizontes na tecnologia quântica, guiada pelas competências académicas e pelo espírito inovador da Universidade de Évora”.

"Esta colaboração com a Rauva é um excelente exemplo de uma iniciativa que se enquadra na estratégia da Universidade de Évora em apostar em parcerias com empresas inovadoras e de elevado potencial. O desafio que nos foi lançado representa, por um lado, o reconhecimento das competências existentes na Universidade e, por outro lado, a possibilidade de se desenvolverem e avaliarem, em domínios concretos, abordagens inovadoras e além do atual estado da arte. É de realçar, ainda, a importância da existência na Universidade de Évora de um supercomputador vocacionado para inteligência artificial e machine learning, que irá permitir a implementação de um simulador quântico de última geração.", diz Paulo Quaresma, Vice-Reitor da Universidade de Évora.

Publicado em 24.01.2024