Início das atividades do Projeto INCOME
A equipa do projeto INCOME reuniu-se nas instalações da Universidade de Évora, na Casa Cordovil no passado dia 27 de novembro de 2023, para dar início às atividades.
O Projeto INCOME – Inputs para uma região mais sustentável – Instrumentos para a gestão de zonas contaminadas por metais, propõe a criação de um modelo de gestão ambiental para áreas mineiras contaminadas por metais tóxicos. Este modelo irá integrar os resultados da aplicação de um conjunto de métodos e instrumentos de análise para a monitorização das áreas contaminadas, tais como, análise biofísica; química de solos e águas, geofísica, deteção remota hiperespectral e inteligência artificial. Os inputs para as regiões contaminadas serão alcançados através da otimização e poupança de recursos nas etapas de amostragem e análise, controle e gestão da contaminação por metais em tempo real.
Este projeto é apoiado pelo Programa Promove da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A investigação é desenvolvida por um consórcio criado para o efeito, constituído por Instituições de Ensino Superior e Unidades I&D, uma autarquia, uma agência governamental que atua na área do ambiente, duas empresas privadas e uma fundação, que conjuga a investigação realizada com o conhecimento e a informação dos stakeholders do projeto, nomeadamente: Universidade de Évora; Instituto Politécnico de Beja; Universidade de Granada - Instituto Andaluz de Geofísica e Prevenção de Desastres Sísmicos (Espanha); Município de Mértola; Agência Portuguesa do Ambiente; Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A.; La Sabina e Fundação Serrão Martins.
Mais informações:
Site: www.income.uevora.pt
Email: income@uevora.pt
