Leonor Rocha é nova diretora da Escola de Ciências Sociais da UÉ

Ilustração do item

A Cerimónia Pública de Tomada de Posse de Leonor Rocha, docente do Departamento de História da Escola de Ciências Sociais (ECS) da Universidade de Évora (UÉ), como Diretora da ECS, teve lugar hoje, dia 12 de dezembro de 2023, na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo.

Doutorada em História, com especialização em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005), é Professora Associada com Agregação na UÉ há mais de 18 anos e investigadora no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) onde participa e coordena diversos projetos de investigação nas áreas da Pré-História Recente, Gestão e valorização de sítios/ monumentos e coleções, Avaliação de Impacte Ambiental, desenvolvendo ainda investigação no Alentejo, com projetos em torno das Primeiras Sociedades Camponesas e de Ordenamento do Território, coordenando trabalhos arqueológicos de escavação e prospeção arqueológica no Alentejo interior e litoral e na Arrábida. Leonor Rocha sucede a José Manuel Belbute, docente do Departamento de Economia da UÉ, que assumiu o cargo de Diretor da ECS durante os últimos 4 anos (2019 e 2023).

“Gostaria de agradecer a todos os presentes, e a todos os ausentes que me parabeneziram através de mensagens, mas também a todos aqueles que ao longo destes anos me apoiaram e me ensinaram. Queria também agradecer a um conjunto de colegas que me tem acompanhado e apoiado em momentos difíceis, a desbloquear obstáculos, a encontrar soluções. Este é um agradecimento para toda a vida”, declarou Leonor Rocha na Cerimónia de Tomada de Posse. “Espero que esta Direção seja de diálogos, de construir pontes e não muralhas, com a porta aberta a toda a comunidade, disposta a ouvir todos, a aconselhar, apoiar e definir estratégias. Uma Direção pautada pela valorização das pessoas, dos seus problemas e das suas necessidades”, realçou.  

Para Leonor Rocha, este é um período de grandes transformações dentro da instituição e da ECS, “que representa um enorme desafio para o corpo técnico, principalmente no que diz respeito à aposentação e saída de colegas (docentes e não docentes), numa passagem que tem sido abrupta e que não tem permitido passar o testemunho e apoiar os novos colegas nos procedimentos académicos. Espero, por isso, contar com a colaboração de todos. Tenho a certeza de que nós, a ECS, somos uma grande escola só temos de ter a capacidade de o mostrar”.

Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, começou por agradecer a Leonor Rocha por ter aceite o desafio de assumir o cargo de Diretora da ECS, “que implica sempre disponibilidade e um enorme compromisso profissional, mas também pessoal”. “Tal como a professora Leonor referiu, os desafios do próximo ano são muitos, não só os financeiros, mas todos os que surgem no contexto do Ensino Superior, como o rejuvenescimento do corpo docente, o abandono escolar, o ambiente concorrencial a todos os níveis… Mas acredito que em conjunto se conseguem ultrapassar e garantir que a UÉ e a ECS sejam reconhecidas na investigação, no ensino e na ligação à comunidade, olhando para os desafios como oportunidades de desenvolvimento futuro, consolidando a universidade com uma identidade própria”, destacou a Reitora da UÉ na Cerimónia Pública de Tomada de Posse de Leonor Rocha como nova Diretora da Escola de Ciências Sociais.

Publicado em 12.12.2023