Estudantes da UÉ aprendem a atuar e reportar potenciais suspeitas de reações adversas a medicamentos

Ilustração do item

No âmbito do Projeto MAIS-UÉ – Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior, o Gabinete de Apoio ao Estudante promoveu, no passado dia 28 de novembro, a realização do workshop “De médico e louco, todos temos um pouco”, em parceria com a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora e a Unidade de Farmacovigilância do Centro e Norte Alentejano.

Esta ação, que teve como objetivo capacitar os/as participantes para o bom uso dos medicamentos, nomeadamente no que se refere aos aspetos relacionados com a automedicação em condições de doença pontuais e não graves, bem como para as questões de gestão de risco associadas, foi dinamizada por Ana Margarida Advinha, docente do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde da Universidade de Évora e pela Dra. Margarida Perdigão.

Esta iniciativa contou com a presença de 20 estudantes de vários cursos da UÉ, que aprenderam a identificar os principais aspetos a considerar no que se refere à gestão de risco no âmbito da automedicação e a reportar potenciais suspeitas de reações adversas a medicamentos.

Perante a forte afluência, com preenchimento total do número de inscrições logo após a sua divulgação, prevê-se a realização de uma segunda edição no próximo semestre letivo.

É possível ficar a par dos inúmeros Programas de Apoio aos estudantes da Universidade de Évora, aqui.

Publicado em 04.12.2023