Estudantes participam no Bootcamp de Empreendedorismo Social em Évora
A Fundação Eugénio de Almeida e a startUP23 juntaram-se para a realização de um Bootcamp de Empreendedorismo Social em Évora, que contou com cerca de 36 participantes com interesse no mundo empreendedor e os estudantes da Universidade de Évora marcaram forte presença.
No passado dia 17 e 18 de novembro realizou-se no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida um Bootcamp de Empreendedorismo Social com o objetivo de motivar e capacitar empreendedores locais e pessoas que tenham interesse no empreendedorismo social e em desenvolver novas iniciativas de impacto social para a região do Alentejo. Este evento contou com 36 participantes, sendo que 20 eram mulheres e 16 eram homens, sendo que na sua maioria eram estudantes da Universidade de Évora (dos cursos de Gestão e Economia) e um forte indicador da promoção na igualdade de género no mundo do empreendedorismo.
Estiveram presentes cinco oradores que trouxeram os seus testemunhos profissionais e experiência sobre diversos temas de empreendedorismo, tais como Marketing, Desenvolvimento de Produtos, Gestão Financeira, Impacto e Comunicação. O espírito de equipa, liderança e gestão do tempo foram também trabalhados através de atividades de team-building.
Tomás Caeiro afirmou ter sido “o melhor Bootcamp organizado pela startUP23, com conteúdo de grande qualidade e participação de oradores de renome no mundo empresarial e de inovação em Portugal”.
João Freitas (Host Hotel Systems), que foi um dos oradores convidados, referiu que “foi um gosto colaborar com a startUP23 e com a Fundação Eugénio de Almeida neste bootcamp que estava muito bem organizado e com jovens muito dedicados”.
Também os participantes deixaram alguns comentários muito positivos. “A informação foi transmitida de maneira clara e dinâmica” e “com exemplos reais” destacando-se em cada sessão uma mentoria personalizada que ajudou a “guiar e a responder a dúvidas relativas aos projetos”. Este Bootcamp conseguiu de facto impactar, motivar e formar os empreendedores, como se pode observar pelos testemunhos deixados, “mudaram o meu pensamento sobre empreender”, “foi possível aprender algo novo em todas as sessões em que participei”, “foi uma experiência única que recomendo a todos”, “este Bootcamp só demonstrou ainda mais que o meu desejo é ser empreendedor”.
Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da Fundação Eugénio de Almeida, referiu a importância em apostar nestas iniciativas e realçou que “Este bootcamp dinamizado pela startUP23 foi um sucesso. Continuamos assim a robustecer o nosso ecossistema regional de empreendedorismo, criando parcerias e capacitando novos atores, designadamente jovens com elevado potencial, alinhando a sua vontade de mudar o mundo com a transmissão de forte conhecimento técnico.”