Universidade de Évora lança Plano de Participação Estudantil

A participação de estudantes no governo das instituições de ensino superior é considerada um dos valores fundamentais do Processo de Bolonha e do consequente Espaço Europeu de Ensino Superior. Atenta a esta questão a Universidade de Évora é a primeira instituição de ensino superior em Portugal a publicar um plano integral de participação estudantil.

O Plano Integral de Participação Estudantil da UÉ (PIPE-UÉ 2022|2026) tem em vista promover a participação estudantil na Universidade de Évora, contribuindo para o estabelecimento das bases de uma rede europeia focada no desenvolvimento de novas práticas para a participação estudantil em contexto de ensino superior.

Os objetivos específicos do plano visam aumentar e melhorar o conhecimento, a cooperação, a formação e a sensibilização para a participação estudantil. A participação estudantil é perspetivada como fonte de inovação social e um elemento fundamental para garantir uma governança eficiente e um sistema de ensino superior mais inclusivo.

O PIPE-UÉ 2022|2026 é uma peça-chave na estratégia desenhada para o desenvolvimento de uma cultura de participação estudantil, na medida em que define um conjunto amplo e coerente de ações que tocam todas as dimensões sobre as quais pode ser perspetivada a participação estudantil. É também um plano integrado, coerentemente alinhado com os objetivos e a estratégia da Universidade, pressupondo o envolvimento de toda a comunidade académica.

O plano foi elaborado no âmbito do projeto interuniversitário STUPS (Student Participation Without Borders | Participação Estudantil Sem Fronteiras), de ação transnacional, composto por cinco instituições europeias. Ao decidir participar no Projeto STUPS, a Universidade de Évora escolheu pertencer, juntamente com a Universidad de Huelva e a University of Applied Sciences Upper Austria (Áustria), a um grupo restrito de universidades que partilha uma visão abrangente da participação estudantil.

O PIPE-UÉ já pode ser consultado no website da UÉ, aqui.

Publicado em 24.05.2023