Investigador da UÉ apresenta livro na Real Academia das Ciências da Suécia

Ilustração do item

O livro de Quintino Lopes, investigador no IHC – polo da Universidade de Évora, "The global periphery: Armando de Lacerda and the Coimbra Experimental Phonetics Laboratory (1936-1979)", vai ser publicado pela Royal Swedish Academy of Sciences, Center for History of Science. Apresentado no próximo dia 25 de maio na Real Academia das Ciências da Suécia, o lançamento será integrado no Simpósio "Armando de Lacerda: A pioneer of Experimental Phonetics”, onde o investigador vai participar na qualidade de orador convidado.

O Simpósio é apoiado pela Kungl. Vitterhetsakademien, a Sven och Dagmar Saléns stiftelse (Suécia), o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. e pela Embaixada de Portugal em Estocolmo. 

“O trabalho pioneiro de Armando de Lacerda e a integração bem-sucedida de metodologias empíricas na Fonética Experimental são um exemplo perfeito do poder e da importância de abordagens multidisciplinares fundamentadas no estudo de questões humanísticas complexas. A engenhosidade criativa de Armando de Lacerda no contexto da ciência geral e das tendências filosóficas dos últimos dois séculos oferece hoje uma perspetiva histórica inspiradora e revigorante sobre como princípios fundamentais simples podem ser aplicados no estudo básico de fenómenos complexos”, sublinha a organização deste Simpósio que reúne renomados nomes da Fonética Experimental e da História da Ciência.

O livro de Quintino Lopes biografa o Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, considerado em meados do século XX o mais avançado da Europa. No livro mostra-se como nas salas deste laboratório investigaram e se especializaram nos inovadores instrumentos e métodos de investigação criados pelo seu diretor, Armando de Lacerda, cientistas das universidades de Harvard, Paris, Cambridge, Bona, Texas, Toulouse, Milão, Salvador da Bahia, Madrid, Acra, Uppsala, Oslo, Rio de Janeiro, Barcelona e Edimburgo.

Para Quintino Lopes, este Simpósio e lançamento de livro na Real Academia das Ciências da Suécia representam um importante registo na recuperação da importância histórica e científica de Armando de Lacerda e do Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra, processo iniciado pelo investigador do IHC - polo da UE em 2017. 

 

Publicado em 24.04.2023