450 alunos do ensino secundário participam no Dia Aberto da Universidade de Évora

Ilustração do item

Após os anos marcados pela pandemia, o Dia Aberto da Universidade de Évora (UÉ) regressou ao formato presencial, acolhendo, no dia 18 de abril, alunos de escolas secundárias, não só da região do Alentejo, mas também de várias partes do país. Os participantes tiveram a oportunidade de definir quais as suas áreas de interesse e optar por integrar as atividades específicas delineadas no âmbito de uma das cinco Escolas da Universidade de Évora.

A partir das 9h30 da manhã começaram a chegar os primeiros grupos de alunos ao Colégio do Espírito Santo da UÉ, recebidos por José Belbute, Diretor da Escola de Ciências Sociais (ECS) e com uma atuação dos grupos académicos e tunas no Jardim do Granito. Posteriormente, exploraram as áreas do saber da ECS, através de uma rota pelos vários cursos em Ciências Sociais e Humanas da UÉ, onde interagiram com docentes e estudantes. No dia em que se celebrava o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, ficaram a conhecer o Colégio do Espírito Santo, edifício com mais de quatro séculos de herança histórica e artística, numa visita guiada que esteve a cargo do Núcleo de Estudantes de História da UÉ. Para o Pedro, aluno da Escola Secundária Severim de Faria, em Évora, o Dia Aberto da UÉ “foi uma ótima oportunidade para ficar a conhecer melhor a instituição, principalmente porque já decidi que quero estudar Gestão na Universidade de Évora”.  Para a Matilde, aluna da Escola Básica e Secundária de Albufeira, no Algarve, o Dia Aberto da UÉ “superou todas as expetativas, gostei bastante de ficar a conhecer melhor a licenciatura em Relações Internacionais, a área que me interessa”.

Alunos com especial interesse na área das Ciências e Tecnologia marcaram presença no Colégio Luís António Verney, onde integraram percursos de visita aos diferentes laboratórios da UÉ, com explicação sobre as várias áreas de investigação e funcionamento de alguns equipamentos, tendo contactado com diferentes técnicas laboratoriais e visitado a Torre de observação meteorológica. O Afonso, aluno da Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira, em Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, destacou a possibilidade de “conhecer a diversidade de cursos que são lecionados na instituição e de explorar as opções académicas que existem”. Já a Mariana, de Salvaterra de Magos, e com interesse na licenciatura em Bioquímica da UÉ, realçou “a oportunidade de participar nas atividades laboratoriais” e de “conhecer os espaços onde se põe em prática o conhecimento”.

No Colégio dos Leões, onde se encontra sediada a Escola de Artes da UÉ, decorreram diversas atividades práticas para dar a conhecer as licenciaturas em Música, Teatro, Arquitetura, Design e Artes Plásticas e Multimédia, entre as quais aulas abertas de fotografia, técnicas de impressão, e tecnologias e materiais, oficinas de teatro, workshop de improvisação musical ao ar livre e uma visita ao atelier de arquitetura. Para a Érica, aluna da Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL), em Évora, “participar no Dia Aberto foi uma experiência incrível” uma vez que tem claro que o seu futuro académico passa pela UÉ. “Estou interessada na licenciatura em Artes Plásticas e Multimédia, é mesmo a área que me interessa, e estou desejosa de entrar na UÉ porque gostei mesmo do ambiente e das atividades que experimentei neste dia”, concluiu.

No Pavilhão Gimnodesportivo da UÉ, decorreu uma aula de dança e uma aula de atividade física adaptada, bem como a visita aos espaços laboratoriais. Os participantes com interesse na Escola de Saúde e de Desenvolvimento Humano (ESDH) da UÉ tiveram ainda a oportunidade de conversar com docentes e estudantes do Departamento de Desporto e Saúde e do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde e de assistir à avaliação de parâmetros fisiológicos e bioquímicos, bem como a atividades experimentais nas Ciências da Saúde. “Vim do Algarve até Évora porque tenho amigos a estudar aqui e têm tido uma boa experiência, por isso espero entrar em Ciências do Desporto na UÉ já este ano”, afirmou o Rodrigo, natural de Albufeira. A Bárbara, de Elvas, também tem interesse na mesma área e considera que o Dia Aberto da UÉ “foi uma experiência divertida, que permitiu fazer algumas atividades físicas e ficar a conhecer alguns professores e alunos com que espero cruzar-me no próximo ano”.

Na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD) os alunos visitaram os vários laboratórios nas áreas da reabilitação, saúde materna e obstetrícia, saúde infantil e pediatria, saúde mental, médico-cirúrgica e enfermagem comunitária com uma sessão de Suporto Básico de Vida mass training em funcionamento.

Ao longo do dia decorreram sessões paralelas de esclarecimento acerca do acesso ao Ensino Superior e apoios sociais, a cargo do Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) e dos Serviços de Ação Social da UÉ (SASUÉ). 

 

 

Publicado em 19.04.2023