Universidade Popular Túlio Espanca realiza o III Encontro Anual de Estudantes

O Polo de Reguengos de Monsaraz acolheu no dia 31 de março, o  III Encontro Anual de Estudantes da Universidade Popular Túlio Espanca (UPTE), que reuniu este ano cerca de 500 participantes oriundos da rede da UPTE, que conta com 12 polos na região Alentejo: Redondo, Portel, Cano, Vila Viçosa, São Miguel de Machede, Canaviais, Bacelo, Viana do Alentejo, Barrancos, Alandroal, Universidade de Évora e Reguengos de Monsaraz.

O evento, que ficou marcado por muitas atividades, partilhas, aprendizagens, iniciou-se com uma visita guiada à vila medieval de Monsaraz e incluiu um almoço oferecido pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e um momento de representação dramática, pelo grupo de teatro do polo local, nas instalações da Biblioteca Municipal.

Fundada em 2009, a UPTE é uma unidade científica e pedagógica da Universidade de Évora, dirigida pelo Professor do Departamento de Pedagogia e Educação, da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, Bravo Nico, que adianta que esta rede tem “mais de mil pessoas de todas as idades, que neste momento participam em atividades de aprendizagem nesta rede de educação não formal, o que a torna a maior rede de educação popular do nosso país e que tem uma característica singular" visto ser "promovida por uma universidade pública, o que mostra e evidencia uma parte da nossa missão da Universidade de Évora e é uma forma de nós também concretizarmos o nosso serviço público, estarmos ao serviço da região e ao serviço da população dessa região.”

Publicado em 03.04.2023