UÉ e ADRAL no desenvolvimento regional

A Universidade de Évora (UÉ) e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) assinaram hoje, dia 27 de março, na sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo, um Memorando de Entendimento para atividades nos domínios da cooperação Universidade/Empresa.

Desenvolver, em parceria, projetos de investigação e desenvolvimento de âmbito nacional e internacional e a identificação de oportunidades nas áreas prioritárias para ambas as entidades, para cooperação e/ou para projetos europeus, no âmbito da investigação e produção de conhecimento são alguns  dos objetivos que constam do documento agora assinado por Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da UÉ e por João Grilo, Presidente da ADRAL.

“Este é um momento importante para o reforço da cooperação entre as duas instituições” começou por referir a Reitora da UÉ, esperando que através desta colaboração possam resultar “ações concretas para o território onde nos encontramos – o Alentejo -, que está, como sabemos, num processo de mudança e de transformação em diferentes domínios”. Sem esquecer a vocação nacional e internacional da Universidade de Évora, a Reitora afirmou que a UÉ deverá “ser cada vez um parceiro natural e desempenhar um papel central na afirmação da região”. Por sua vez, João Grilo, lembrou os 25 anos de atividade da ADRAL “com resultados positivos para a região”, respetivamente a pensar no futuro, o Presidente da ADRAL considera que o Alentejo “está altamente bem posicionado no processo de transformação em curso” nomeadamente na área da digitalização.

Recorde-se que uma das características da ADRAL prende-se com a articulação de projetos e de entidades, razão pela qual tem vindo a apostar na constituição e implementação de parcerias público-público, privado-privado e público-privado, destinadas a promover projetos comuns em prol do desenvolvimento regional. Enquanto a UÉ é um centro de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia, que, através da articulação do estudo, da docência e da investigação, se integra na vida da sociedade.

Publicado em 27.03.2023