Universidade de Évora participa na UN 2023 Water Conference

O Dia Mundial da Água coincide, este ano, com o arranque da UN 2023 Water Conference  que se realiza até dia 24 de março em Nova Iorque, com o tema: Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento. Investigadores do MED, da Universidade de Évora, estarão envolvidos em vários momentos da agenda desta Conferência Internacional, como é o caso de alguns eventos paralelos relacionados com as iniciativas China-Europe Water Platform e Water4All.

 

Destaca-se ainda o evento “Mainstreaming Ecological Restoration in freshwater ecosystem” que se realiza amanhã dia 23 de março, organizado por Ana Mendes, Investigadora do MED na Universidade de Évora, em colaboração com a Society for Ecological Restoration, e que dele resultará a assinatura de um “Water Restoration Commitment” liderado pela Universidade de Évora e aprovado pelas Nações Unidas.

A restante comitiva da Universidade de Évora é formada pelo Diretor Executivo do MED, Nuno Pedroso, e pelas Professoras Maria Ilhéu e Carla Pinto Cruz.

Numa fase em que estamos seriamente atrasados para cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos até 2030, aguarda-se com expectativa o lançamento da Agenda de Ação da Água como resultado desta Conferência, e que representa comprometimentos voluntários a todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais, por forma a alcançar os objetivos e metas globais relacionados à água.

O Dia Mundial da ÁGUA foi definido pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 22 de dezembro de 1992, tem como objetivo chamar a atenção para a importância da água doce e defender uma utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável.

Publicado em 22.03.2023