Novo Projeto aprovado sob o signo da salvaguarda patrimonial

Acaba de ser aprovado pela Cooperação Portuguesa o projeto "Inventariação do Acervo do Museu Nacional (MUNAC) de São Tomé e Príncipe e Capacitação Técnico-Científica de Recursos Humanos Alocados", que será implementado sob a orientação técnica e científica da Universidade de Évora (UÉ), em estreita parceria com o Ministério da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe (STP).

O Museu Nacional de São Tomé e Príncipe está sediado desde 1976 no Forte de São Sebastião, na cidade de São Tomé, cuja reabilitação se viu concluída no final de 2022. Este espaço alberga um espólio muito variado, com uma forte componente de arte sacra, tendo na aprovação do presente projeto sido reconhecida “a relevância da iniciativa e o seu impacto na gestão do acervo e capacitação da equipa nacional”.

A cerimónia que formalizará a aprovação deste projeto – elemento decisivo na mais vasta cooperação prosseguida pela Universidade de Évora no arquipélago, ancorando na salvaguarda patrimonial uma estratégia de desenvolvimento sustentado e sustentável – terá lugar no próximo dia 22 de Março, na Embaixada Portuguesa em STP, presidido pelo Embaixador de Portugal, Rui do Carmo e que contará com a presença da Ministra da Educação, Cultura e Ciências, Isabel Abreu e de Sara Marques Pereira, Professora do Departamento de Pedagogia e Educação e Coordenadora da Universidade de Évora em São Tomé e Príncipe.

Publicado em 20.03.2023