UÉ comemora Dia Internacional das Mulheres

Desde o início do século XX que se celebra, anualmente, a 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres. Também na Universidade de Évora (UÉ) se assinalou esta data através do gesto simbólico de distribuição de flores em todos os serviços da instituição.

Tendo sido oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) apenas em 1975, o Dia Internacional das Mulheres pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, mas também para relembrar o caminho para a igualdade e “invocar o muito que ainda há a fazer na construção de uma igualdade de oportunidades, no respeito pela individualidade de cada pessoa, do seu corpo e do seu sentir”, realça Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora.

Para a Chefe de Divisão de Formação Graduada e Pós-Graduada, Dulce Caldeira, este dia que incide “na realidade das mulheres e que é uma afirmação das suas capacidades pessoais e profissionais” deve também ser um recordatório “de que existem outros níveis de desigualdade patentes na sociedade”.  Observando a sua realidade laboral, refere que os cargos de direção intermédia dos Serviços Académicos da UÉ são ocupados por mulheres, defendendo, contudo, que os mesmos podiam pertencer a homens, uma vez que estes devem ser atribuídos “àqueles que têm demonstrado as capacidades necessárias ao exercício da função e ao bom funcionamento destes serviços, independentemente do seu género”.

Para celebrar um dia que chama para a causa também os homens numa luta por equidade social, foram enviadas flores a todos os serviços da instituição, acompanhadas de uma mensagem que recorda “a força e determinação de mulheres e homens que escreveram importantes capítulos na nossa história e que contribuíram para alcançar uma sociedade mais justa e igualitária”, reforçando o dever de todos em “revigorar as condições para o exercício da igualdade plena e construir uma sociedade mais saudável e harmoniosa”.

Para a Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante, Suzete Rico, “receber esta flor no fundo é um gesto representativo da atenção que a instituição tem para com as mulheres que aqui trabalham diariamente”.

Já a Diretora dos Serviços de Ação Social, Maria José Graça, considera que “a valorização à volta deste dia, atualmente, já não se justifica, uma vez que devemos fazer um caminho naturalmente inclusivo, sem que haja descriminação positiva ou negativa baseada no género de um indivíduo. E, de facto, sinto que é uma preocupação diária na Universidade de Évora valorizar o trabalhador atendendo às suas necessidades específicas, quer seja homem ou mulher”. Também a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, concluía a mensagem transmitida a toda a academia incidindo na responsabilidade da Universidade de Évora “enquanto instituição de ensino e formação de cidadãos cientes da importância de uma sociedade em que os diferentes géneros se encontram e convivem em igualdade de reconhecimento e de aceitação”.

Dulce Caldeira, Chefe de Divisão de Formação Graduada e Pós-Graduada

Suzete Rico, Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante