Speed Dating com mulheres cientistas em Escola Secundária

Para assinalar o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, decorreu no dia 10 de fevereiro, na Biblioteca da Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, um Speed Dating com mulheres cientistas, coorganizado pelo MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Unidade Regional de Investigação da Universidade de Évora, GabIgual - Gabinete para a Igualdade de Género e Inclusão da Universidade de Évora e Câmara Municipal de Évora.

Neste encontro, entre 8 investigadoras da Universidade de Évora, das áreas das Ciências aquáticas, História, Artes, Saúde, Psicomotricidade e Mecatrónica e 40 alunos e alunas do 11.º ano, foram abordados temas sobre as respetivas áreas de investigação e o papel da mulher na produção de ciência.

A atividade "Speed Dating with Women Scientists" cria oportunidades para jovens conversarem informalmente com cientistas, em particular mulheres, num fórum divertido, dinâmico e estimulador do pensamento promovida em 4 Unidades Regionais do MARE para sensibilizar a sociedade para a importância de quebrar as barreiras fundadas no género, nomeadamente, no acesso à educação e à progressão nas carreiras. A iniciativa contou com os contributos de Ana Mafalda Gama (MARE), Cristina Espírito Santo (MARE), Esmeralda Pereira (MARE), Maria Zozaya Montes (CIDEHUS), Natália Melo (ARTERIA Lab, IHC), Isabel Malico (Departamento de Engenharia Mecatrónica), Célia Antunes (Departamento de Ciências Médicas e da Saúde) e de Gabriela Almeida (Departamento de Desporto e Saúde).

Notar que a iniciativa integra o  Plano para a Igualdade de Género da Universidade de Évora, que contempla um conjunto de ações com vista à promoção da igualdade de género, equidade e inclusão, através do envolvimento da Academia, em estreita relação com a comunidade.

Recorde-se que a ONU instituiu, em 2015, o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, como forma de reconhecer as mulheres na ciência, apoiar e promover o acesso das mulheres e raparigas à educação, formação e atividades de investigação.

Publicado em 11.02.2023