Galopim de Carvalho condecorado pelo Presidente da República

Créditos: Miguel Figueiredo Lopes/ Presidência da República

O Presidente da República condecorou, no passado dia 31 de janeiro, em cerimónia no Palácio de Belém, o Professor Catedrático Jubilado António Galopim de Carvalho com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.

Natural de Évora, o “pai dos dinossauros em Portugal”, como é também carinhosamente conhecido pelo seu trabalho de Paleontólogo, continua, nas conferências e debates em que participa, o seu inexcedível trabalho na divulgação, salvaguarda e valorização do património geológico nacional, tendo-lhe, por isso, sido atribuído o Grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora no ano de 2019.

António Galopim de Carvalho, é doutorado em Sedimentologia, pela Universidade de Paris (1964), e em Geologia pela Universidade de Lisboa (1968), onde lecionou várias matérias entre 1961 e 2001, ano em que se jubilou como professor catedrático. Autor de uma vasta e plural obra que inclui não só a bibliografia científica, de divulgação, como também as crónicas e a ficção, assinou mais de 3 centenas de títulos.

Dirigiu o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa, de 1983 a 1992, e o Museu Nacional de História Natural (MNHN), de 1992 a 2003, onde foi o principal mentor e responsável científico de sucessivos projetos de investigação dedicados às áreas da Geologia Marinha e da Paleontologia dos Dinossáurios.

A Ordem da Instrução Pública é uma ordem honorífica Portuguesa atribuída como galardão por altos serviços prestados na educação e no ensino, cuja origem remonta ao ano de 1927.

Publicado em 02.02.2023