Cátedra LifeSpan debate a longevidade e envelhecimento em Portugal

Criada em fevereiro de 2022, a Cátedra LifeSpan realizou dia 24 de janeiro, na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, o seu primeiro Workshop, que, de forma multiprofissional e interdisciplinar, debateu a temática da “Longevidade e Envelhecimento: inevitabilidade, desafios e oportunidades” e apresentou os seus primeiros avanços no que toca ao conhecimento científico e à inovação interdisciplinar associadas às áreas do envelhecimento e da expansão da vida.

Lino Patrício, Médico, Diretor do Departamento de Doenças Cérebro-cardiovasculares do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e Investigador Principal Convidado da Universidade de Évora, e Filipe Ribeiro, Professor do Departamento de Sociologia e Investigador do CIDEHUS, conduziram esta sessão que reuniu  alunos, investigadores e professores, oriundos de várias instituições e de diferentes áreas como a Geografia, a Demografia, a Sociologia, a Medicina ou o Turismo, no sentido de abordar, de forma integrada e completa, a complexidade inerente ao desafio que é o aumento da esperança média de vida e o consequente envelhecimento populacional.

Iniciada com uma apresentação que fez uma caracterização sucinta do Sistema de Saúde português e da população idosa em Portugal, tendo como fonte primordial os dados facultados pelos censos de 2021, esta iniciativa aflorou, também, os resultados do Innovation Think Thank (ITT) - Aging Challenges, programa de certificação internacional de inovação da Siemens Healthineers em parceria com a UÉ e o HESE, que assinalou o arranque desta cátedra.

Este retrato da população nacional evidenciou que o aumento da longevidade é mais acentuado nas mulheres, que existe um predomínio de doenças oncológicas e cardiovasculares no nosso país e que cerca de dois terços dos internamentos hospitalares são feitos com pessoas com mais de 65 anos de idade. Esta realidade muito presente no Alentejo, região mais envelhecida de Portugal, com 25,6% da população a ter mais de 65 anos, é, no entanto, transversal à grande maioria das regiões geográficas e sociodemográficas em Portugal, que apresentam um claro envelhecimento e declínio populacional.

Esta realidade, que constitui um desafio para a sustentabilidade económica, demográfica e social do nosso país pode, no entanto, ser encarada como uma oportunidade, premissa que originou a criação desta Cátedra, que tem como missão promover a reflexão e a procura de soluções para diferentes desafios do setor da saúde, através de uma metodologia colaborativa e multidisciplinar de estímulo ao pensamento crítico e inovador.

A cátedra em sustentabilidade demográfica e saúde, intitulada de LifeSpan, resulta do protocolo tripartido entre a Universidade de Évora, o Hospital do Espírito Santo de Évora e a Siemens Healthineers.

Publicado em 25.01.2023