UÉ recebe o 1º Workshop do C-TRAIL

No passado dia 18 de janeiro, teve lugar no Auditório do Colégio do Espírito Santo o 1º Workshop promovido pelo Centro Académico Clínico do Alentejo– C-TRAIL, um consórcio estabelecido por 5 Instituições de Saúde e 3 Instituições de Ensino Superior, com o apoio de 3 Unidades de Investigação e Desenvolvimento do Alentejo, com o objetivo de promover a investigação e inovação clínicas e facilitar a cooperação institucional a nível regional, nacional e internacional, de forma integrada e sinérgica.

Numa sessão moderada por Célia Antunes, Professora do Departamento de Ciências Médicas e  da Saúde, João Nabais, Vice-Reitor para as Políticas para a Vida na Universidade e Relações com a Comunidade, começou por endereçar palavras de agradecimento à “equipa que dinamizou e está a organizar o C-Trail”, que é, na sua visão, parte integrante da aposta que a UÉ tem feito na saúde, uma área de desenvolvimento estratégico, que “começou com a criação de uma Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (ESDH)”.

Relativamente a este assunto, também Armando Raimundo, Diretor da ESDH, frisou o papel de relevo da Universidade de Évora na Investigação e Formação nesta área, destacando, com esse propósito, a nova oferta formativa, financiada no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, que veio disponibilizar 4 Pós-Graduações e 17 cursos conferentes de microcredenciais, que visam, nesta ótica, potenciar a transferência de conhecimento da Academia para a comunidade, bem como a melhorar os cuidados de saúde prestados.

Já Lino Patrício, Presidente do Centro Académico Clínico do Alentejo, referiu que "este é um importante consórcio que visa solidificar a união de todas as instituições parceiras investidas na formação e na investigação dentro da área da saúde" perante aquilo que é a realidade do Alentejo, uma região com características geográficas e demográficas muito particulares, nomeadamente um “extenso território pouco povoado e muito envelhecido” que na sua ótica devem ser entendidas, não como desvantagens, mas sim como desafios.

O Presidente do C-TRAIL destacou ainda durante a sua apresentação que é neste contexto que o Centro Académico Clínico do Alentejo define as suas principais áreas de investigação, nomeadamente Envelhecimento e multimorbilidade, a Promoção da Saúde na Comunidade e a Saúde Digital e Autocuidado, áreas estratégicas que têm por base as necessidades da região, do sistema nacional de saúde, da intervenção na comunidade, e da necessidade de investigação académica.

Em representação de Filomena Mendes, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS), a vogal da ARS, Margarida Silveira, parabenizou o C-Trail, que na sua ótica vem agregar os cuidados de saúde do Alentejo, tendo por base uma perspetiva integradora que, incentivando os cuidados de saúde primários, pretende que a população do Alentejo  receba cuidados de qualidade desde a promoção e prevenção ao tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, tão perto quanto possível do seu ambiente diário.

Constituído pela Universidade de Évora, o Hospital do Espírito Santo de Évora, E. P. E., a Administração Regional de Saúde do Alentejo, as Unidades Locais de Saúde do Litoral Alentejano, do Baixo Alentejo e do Norte Alentejano, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Beja, o C-TRAIL pretende incentivar a investigação e a Formação dentro da Academia, e, através da partilha transversal de conhecimentos, promover as melhores práticas de saúde na região Alentejo.

Publicado em 23.01.2023