Victor Ramos designado presidente do Conselho Nacional da Saúde

Victor Ramos, Professor no Departamento de Ciências Médicas e da Saúde da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano (ESDH), onde assumiu a direção no período de instalação (2021-2022), foi designado pelo Governo, presidente do Conselho Nacional de Saúde, por um período de quatro anos não renovável.

 

“O Conselho de Ministros, por proposta do Ministério da Saúde, designou o médico Victor Ramos para o cargo de presidente do Conselho Nacional da Saúde (CNS). Ao mesmo tempo, a professora Lucília Nunes foi designada para vice-presidente deste órgão consultivo do Ministério da Saúde”, refere o Ministério da Saúde, em comunicado.

De acordo com uma nota curricular divulgada pelo mesmo ministério, Victor Ramos, que é natural de Évora, é licenciado pela Faculdade de Medicina de Lisboa, sendo especialista em Medicina Geral e Familiar. Possui pós-graduações em Saúde Pública e em Educação Médica e foi médico de família em várias unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS). É professor convidado na Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa, onde colabora desde 1985, e na Universidade de Évora, onde foi diretor da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano no período de instalação (2021-2022). Exerceu também a vice-presidência da União Europeia dos Médicos de Clínica Geral (UEMO) de 1993 a 1995, e colaborou no processo de transformação dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal, integrando a respectiva Unidade de Missão. Preside ao Conselho de Administração da Fundação para a Saúde – SNS, desde 2020, nota o Ministério da Saúde.

Publicado em 20.01.2023