Joana Saque recebe Prémio Colégio de Património Arquitectónico

A Ordem dos Arquitectos, no âmbito da 1ª edição do “Prémio Colégio de Património Arquitectónico (CPA) - Um serviço prestado ao Património, à Arquitectura e ao País” decidiu atribuir o Prémio CPA à arquitecta Joana Saque aluna do Mestrado da Universidade de Évora pelo trabalho “A Quinta da Cardiga: Aproximação à sua Arquitectura, Paisagem e Território”, sob orientação dos Professores João Favila (Atelier Bugio), Aurora Carapinha e Jorge Rivera, professores e investigadores da Universidade de Évora. A entrega do prémio decorreu, na sede da Ordem em Lisboa no dia 16 de dezembro de 2022.

O júri considerou a dissertação da estudante da UÉ “excepcional, fundamentada numa extraordinária quantidade de informação e exemplarmente formulada” entre os 63 trabalhos que preencheram os requisitos regulamentares e foram considerados admissíveis, “apesar de alguma heterogeneidade e da natureza diversa dos exercícios académicos” sublinhou.

Segundo nota do júri, “A Quinta da Cardiga: Aproximação à sua Arquitectura, Paisagem e Território destaca-se dos demais pela sua abordagem integrada e interdisciplinar, revelando um grau de investigação e inovação relativamente ao registo e documentação do existente. Em relação ao objecto de estudo, uma casa rural nobre do século XVI na Golegã, a ideia de preservação não se cinge ao edificado; apresenta uma leitura profunda do território e da paisagem e propõe uma estratégia de intervenção holística. Tese muito bem escrita e de forma apaixonada, excepcionalmente bem estruturada”.

A Ordem dos Arquitectos realça que o Presidente do Júri foi nomeado em conjunto pelo CDN e pela Comissão Executiva do CPA, tendo esta última endereçado convites à Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e ao CDN para nomear um seu representante. Para completar a constituição do Júri, com o número de cinco elementos, os órgãos eleitos do CPA nomearam dois especialistas de reconhecida competência na área do património arquitectónico. Foi constituído Presidente o Arquiteto João Mendes Ribeiro e indicados os arquitetos Elsa Duarte (DGPC), Margarida Quintã (CDN), João Nuno Pernão e Nuno Valentim (CPA).

Publicado em 19.01.2023