UÉ recebe espólio documental e bibliográfico do Arqueólogo Manuel Maia

Foto: Município de Castro Verde

A Universidade de Évora recebe o espólio documental e bibliográfico do Arqueólogo Manuel Maria da Fonseca Andrade Maia. A assinatura do protocolo de cedência do espólio será assinado no dia 12 de dezembro, às 17h00, na Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Constituído por livros, separatas, brochuras, revistas científicas, teses e outros trabalhos científicos que tiveram um papel significativo na compreensão da Arqueologia Romana do Sul de Portugal contempla cerca de 1184 obras.

Manuel Maia, foi o arqueólogo que, em 1996, com a sua mulher, a também arqueóloga Maria Maia (falecida em 2011), descobriu o que viria a chamar-se de «Vaso de Tavira».  Do seu percurso como arqueólogo e investigador, destaque também para a descoberta do depósito de lucernas de Santa Bárbara de Padrões, o inventário dos sítios arqueológicos do concelho e o Museu da Lucerna, onde assumia as funções de Conservador e Diretor. Natural de Lisboa, Manuel Maia faleceu em 23 de setembro de 2021, aos 76 anos de idade.

Publicado em 06.12.2022