Reitora da UÉ na visita da Ministra da Coesão Territorial à Universidade de Sevilha

Universidade de Sevilha

Decorre hoje, dia 22 de novembro a visita da Ministra da Coesão Territorial e dos Reitores das Universidades do Algarve e de Évora à Universidade de Sevilha, Espanha.

Recebidos por Miguel Ángel Castro Arroyo, Reitor da Universidade de Sevilha, o encontro conta ainda com a participação de diversos responsáveis de universidades espanholas e instituições na área da investigação e da inovação. Para além de Hermínia Vasconcelos Vilar, também Paulo Quaresma, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização, da Universidade de Évora, integra a comitiva portuguesa na visita à Universidade de Sevilha, uma das duas universidades públicas da capital andaluza, em conjunto com a Universidade Pablo de Olavide.

O Centro de Inovação Universitária da Andaluzia, Alentejo e Algarve (CIU3A), um centro de inovação conjunto das universidades de Sevilha, Évora e Algarve especializado em Indústria 4.0, Logística e Materiais e Sustentabilidade é um dos pontos tratados na visita, os quais afirmam que “o caráter transfronteiriço permite a realização das oportunidades associadas à colaboração e complementaridade entre as universidades; as economias de escala devidas ao seu caráter multienclave (uma sede em cada região); e a possibilidade de formar ambientes reais transfronteiriços para a I+D+i. (por exemplo: eixo logístico).

O resultado principal será “uma nova infraestrutura de I+D+i da área de cooperação transfronteiriça e uma estrutura de colaboração estável entre as 3 universidades e outros sócios.”

Publicado em 22.11.2022