Voluntariado UÉ tem selo de qualidade

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), entidade responsável pela prossecução de políticas na área do voluntariado, acaba de atribuir o Selo de Qualidade Academia Voluntária à Universidade de Évora (UÉ), distinção que será entregue em cerimónia pública, a realizar no Dia Internacional dos Voluntários, 5 de dezembro.

"As práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos por essa Instituição de ensino superior, em prol da promoção da prática do Voluntariado, são merecedoras de distinção, que cumpre divulgar”, pode ler-se na notificação enviada pela CASES ao Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) dos Serviços Académicos da Universidade de Évora, serviço responsável por criar e dinamizar o Programa de Voluntariado UÉ, com crescente adesão desde o seu ínicio, em 2017. Conforme explica Suzete Rico, Coordenadora do GAE, "o aumento e a diversificação de atividades para prática de voluntariado, diretamente relacionadas às parcerias firmadas com entidades locais, e também à articulação existente com unidades e serviços internos, contribuiram para esta dinâmica crescente: todos os anos inscrevem-se, em média, 100 novos voluntários, sendo que atualmente, o número de estudantes voluntários com inscrição ativa ascende a 391".

A decisão, por unanimidade, coube ao Júri composto por representantes da CASES, da Confederação Portuguesa de Voluntariado (CPV), do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas CRUP, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos CCISP; e da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP).

O Selo de Qualidade Academia Voluntária, que tem validade de dois anos, consiste na distinção das instituições de ensino superior portuguesas pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do Voluntariado, pretendendo a CASES que “ este Selo passe a ser uma ferramenta ao dispor das instituições de ensino superior com a finalidade de promoverem as atividades do voluntariado, aumentarem o número de voluntários/as e, em última análise, promoverem o pleno exercício da solidariedade e cidadania.

Simultaneamente, pretende-se, de acordo com a CASES “que seja uma ferramenta de qualificação, responsabilização e dinamismo da prática do voluntariado, uma vez que o Selo de Qualidade Academia Voluntária garante que as instituições de ensino cumprem os critérios de seleção definidos, atestados pela CASES, com resultados de monitorização disponíveis e validados relativos à continuidade das práticas de voluntariado”.

Publicado em 13.11.2022