Ana Cristina Serralheiro Falcato é Prémio Carreira Alumni UÉvora

Por maioria absoluta, o Conselho Alumni da Universidade de Évora deliberou que a vencedora da edição 2022 do Prémio Carreira Alumni é Ana Cristina Serralheiro Falcato, alumna da Licenciatura em Filosofia da Universidade de Évora. Ana Falcato, é licenciada em Filosofia em 2005, pela Universidade de Évora (UÉ), tendo ganho, nesse mesmo ano, o Prémio de Melhor(a) Aluno/a da UÉ. Atualmente é investigadora na área de Filosofia – Lógica e Filosofia da linguagem no Instituto de Filosofia da NOVA (IFILNOVA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UN).

“É com uma profunda satisfação pessoal e também com muita humildade que recebo esta distinção da Universidade de Évora, 17 anos volvidos sobre a conclusão da minha licenciatura” manifesta Ana Falcato, considerando que “os anos de formação na Universidade de Évora foram absolutamente decisivos para a minha trajectória intelectual e pessoal, já que foi a partir de um percurso académico notável ao nível dos estudos de licenciatura, feitos numa instituição de excelência, que a minha trajectória internacional subsequente foi, de todo, possível.”

A galardoada desta edição do Prémio Carreira Alumni reconhece que “A Universidade de Évora, na sua vocação formativa transdisciplinar, tem o inequívoco mérito de promover interna e externamente a carreira e o futuro profissional dos seus melhores alunos, nomeadamente com a institucionalização de Prémios académicos que possibilitam a alavancagem social e profissional dos seus diplomados”, pelo que este prémio lançado em 2019 pela Universidade de Évora, “é apenas mais um exemplo desse compromisso”, frisa Ana Falcato.

A investigadora integra equipas multidisciplinares em concursos altamente competitivos de financiamento à investigação - como sejam os concursos de projetos I&D da própria Fundação para a Ciência e a Tecnologia ou Calls europeias de agências congéneres -, sendo o principal foco, nesta área, tal como destaca, a Educação de Qualidade, incluindo a população sénior e mais desfavorecida em termos de acesso à educação superior e a  população com dificuldades especiais de aprendizagem. A investigadora, agora reconhecida pela UÉ, tem divulgado internacionalmente os resultados da sua investigação, com publicações em revistas científicas de grande qualidade e prestígio.

Atribuído anualmente, o Prémio Carreira Alumni visa reconhecer um diplomado/a que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que, sendo uma referência para os seus pares e para a sociedade, contribua para a consolidação da imagem da Universidade de Évora enquanto instituição de ensino de referência.

As candidaturas que reportam ao ano de 2022 foram alvo de análise detalhada por parte do Conselho Alumni, um órgão consultivo da UÉ que tem como principal missão dinamizar um programa que aumente o envolvimento da comunidade alumni na academia, e, após uma meticulosa seleção de critérios, o júri deliberou e atribuiu esta distinção a Ana Cristina Serralheiro Falcato. Foram distinguidos em anteriores edições Octávio Mateus, paleontólogo e professor universitário, José Carlos Adão, professor e adjunto da coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos da América, na área de Newark, através do Camões I.P. e a António Serrano, gestor, professor universitário e político português.

A entrega do Prémio Carreira Alumni decorrerá no dia 1 de novembro de 2022 no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Publicado em 28.10.2022