Soumodip Sarkar na Science Summit da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Soumodip Sarkar, Professor do Departamento de Gestão da Universidade de Évora (UÉ) e investigador no Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE), foi convidado para ser orador da Science Summit da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA77).

 

Neste prestigiado evento, que decorre de 13 a 30 de Setembro, o Professor da Universidade de Évora vai falar sobre modelos alternativos de inovação, temática que tem sido um uma das bases dos seus trabalhos de investigação avançada e que se enquadra no desafio geral das Nações Unidas para esta 8ª edição da sua Science Summit: o papel e a contribuição da ciência para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo deste encontro é desenvolver e lançar colaborações científicas para demonstrar mecanismos e atividades científicas globais para apoiar a consecução dos ODS da ONU, Agenda 2030 e Local 2030. A reunião também preparará contribuições para a Cúpula do Futuro das Nações Unidas, que ocorrerá durante a UNGA78, com início em 12 de setembro de 2023.

Soumodip Sarkar obteve o seu doutoramento em Economia pela Universidade de Northesterm, Boston em 1995. Trabalhou no Harvard Institute for International Development (HIID) e mais tarde no CID, Kennedy School, na Universidade de Harvard. Tem publicado vários artigos em jornais científicos e faz parte do quadro editorial de várias revistas científicas internacionais. Detém direitos reservados sobre o modelo integrado de inovação desenvolvido por ele juntamente com um software de simulação que aguarda atualmente patente nos Estados Unidos. Ofereceu diversas palestras e «workshops» por todo o mundo e foi convidado como orador, por várias escolas e universidades como Helsinki School of Economics, Harvard University, University of Massachusetts, Indian School of Management, entre outras. Foi um «visiting Fellow» do Asia Center, Harvard University em 2006. Soumodip Sarkar é considerado um especialista internacional nas áreas de estratégias de internacionalização, empreendedorismo e inovação, tendo sido considerado um dos 100 gurus em inovação (World Economic Forum).

 

Publicado em 19.09.2022