Reitora da UÉ destaca sucesso do PACT numa sessão que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial

Foi ontem,dia 14 de setembro, que o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) abriu oficialmente as portas do Centro Infante Dom Henrique à comunidade, com um programa que contou com a presença da Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

No dia em que o PACT inaugurou do primeiro de quatro novos edifícios com assinatura de Carrilho da Graça, Hermínia Vasconcelos Vilar lembrou  que o arquiteto “é um dos nomes maiores da arquitetura portuguesa contemporânea” e que sempre manteve “estreita ligação” à Universidade de Évora.

O Centro Infante Dom Henrique irá agora acolher empresas como a KPMG Portugal, o CEiiA e a Compta Emerging Business, que marcaram presença no Atrium Soumodip Sarkar, inaugurado pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pela Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar e pela Administradora do PACT, Filipa Fixe, como forma de homenagear o atual Presidente Executivo do PACT pela sua contribuição, ao longo dos últimos cinco anos, para o crescimento e afirmação do projeto PACT.

Hermínia Vasconcelos Vilar considerou esta infraestrutura dedicada à tecnologia e inovação instalada na cidade eborense “um caso de sucesso e peça-chave numa estratégia que liga as várias partes interessadas da região em torno da criação das condições propícias ao desenvolvimento de um ecossistema de inovação”, deixando ainda a ideia de que o futuro da região deverá passar " pela invação, sem perder,(...) a sua essência, marcada por tradições seculares. É nessa simbiose, entre o tecnológico e o saber fazer tradicional, que o Alentejo deverá prosperar, construindo, dia após dia, um futuro promissor para a comunidade local.  Um desenvolvimento que "deverá ser pautado pela consciência social e ambiental, onde a sustentabilidade e, sobretudo, a questão da energia assume posição de destaque".

No final da sua intervenção, e dirigindo-se à Ministra da Coesão Territorial, Hermínia Vasconcelos Vilar, recordou o papel da Universidade de Évora “no contexto regional e nacional”, sublinhando a disponibilidade da instituição que dirige para “em contribuir, seja com conhecimento, seja com medidas concretas para tornar a região mais próspera, mas também para tornar Portugal um país mais próximo da linha da frente no contexto europeu".

Recorde-se que este projeto do PACT contempla mais 6100 m2 e um investimento de cerca de 10 milhões de euros. O processo de construção dos restantes três edifícios já está em curso, estando previsto iniciar a obra ainda este mês, a cargo da Cari Construtores. Financiados pelo Programa Operacional Alentejo 2020, têm um valor contratual de 4,83 milhões de euros e um prazo de execução de 330 dias.

Publicado em 15.09.2022