Estudante da UÉ distinguido na categoria de acordeão

O estudante Sérgio Gladkyy (Classe de Acordeão), a frequentar o 2º ano da Licenciatura em Música, no Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, conquistou no passado dia 26 de julho, o 1º prémio na categoria de acordeão, na final da 35ª Edição do Concurso “Prémio Jovens Músicos” (PJM), organizado pela RTP/Antena 2.

Enquanto vencedor da sua categoria, o Sérgio irá tocar com a Orquestra Gulbenkian no próximo dia 29 de setembro, no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, juntamente com os vencedores de cada categoria a concurso com o intuito de selecionar o Jovem Músico do Ano.

A diretora da Escola de Artes da UÉ, Ana Telles, já havia manifestado satisfação pelo estudante ter chegado à final deste concurso após duas provas (pré-eliminatória e eliminatória) e entre candidatos oriundos da ESART, Musikene (País Basco) e Royal Academy of Music (Londres), referindo que a presente edição apresentava, a nível técnico e artístico, bastante exigência, sendo por isso, e de acordo com as suas palavras “um feito notável”.

A edição deste ano, presidida pela Profª Maria Teresa de Macedo, conta com o Maestro Jean-Marc Burfin enquanto Vice-Presidente, e integra no júri um conjunto prestigiado de profissionais e docentes especializados nas diferentes disciplinas a concurso.

O Prémio Jovens Músicos é um concurso promovido anualmente pela RTP através da Antena 2, com o objetivo de descobrir novos talentos e promover os jovens intérpretes nacionais (ou residentes em Portugal) na área da música erudita e do jazz.

Publicado em 02.08.2022