Investigadores da Universidade de Évora e do MARE promovem o I Workshop de Pesca à Truta no rio Mondego

No passado dia 16 de julho, a equipa da Universidade de Évora e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com o Município de Penacova, o Clube de Pesca de Penacova e o Clube Desportivo e Cultural de Penacova, organiaram o I Workshop de Pesca à Truta no rio Mondego, no âmbito do projeto “DiadES – Alteração e promoção dos serviços do ecossistema de peixes diádromos num cenário de alterações climáticas”.

Este evento, que teve como principal objetivo promover a importância da truta, do seu valor socioeconómico e cultural para a região, e incentivar novos praticantes de uma pesca sustentável, decorreu em Penacova e contou com presença de cerca de 40 participantes de diversas áreas.

O programa, composto por uma componente teórica e uma componente prática, apresentou, na parte da manhã, o projeto DiadES, incidindo, maioritariamente, na reabilitação de habitat para os peixes migradores, e a gestão e conservação dos salmonídeos em Portugal, contando para tal com a presença de pescadores recreativos locais, convidados a falar sobre esta temática, abordando o historial da pesca à truta no rio Mondego, bem como as principais técnicas de pesca à truta.

Durante a tarde, os participantes tiveram oportunidade de participar na demonstração prática de pesca à truta, na modalidade de flyfishing e na de montagem de iscos artificiais utilizados nesta modalidade.

Esta aposta no reforço da rede de parcerias entre os investigadores, a comunidade local e os pescadores, é imprescindível para desenvolver estudos e trabalhos com real impacto no território e que permitam desenvolver medidas mais eficazes para a gestão das populações destas espécies piscícolas.

Publicado em 26.07.2022