UÉ com novas licenciaturas inovadoras e multidisciplinares

A Universidade de Évora (UÉ) vai abrir quatro novas licenciaturas no Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior para o ano letivo 2022/2023: Matemática, Biologia e Geologia; Física e Química e Ciências Biomédicas e da Saúde, esta última com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A área da saúde e a oferta de formações inovadoras e multidisciplinares que permitam aos seus estudantes, entre outras saídas profissionais, a continuidade dos seus estudos em programas de mestrado em áreas científicas e de ensino, são apostas da Universidade. As novas licenciaturas da UÉ foram acreditadas sem restrições pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) e juntam-se à oferta formativa da Universidade de Évora.

Para Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, estes novos cursos de licenciatura são encarados como uma aposta nacional por parte da tutela, apostando-se na área dos ensinos e da saúde o que vai ao encontro da estratégia da Universidade. Estas novas formações ministradas na UÉ apresentam-se “fundamentais não apenas para a região onde estamos inseridos, a região Alentejo, mas para todo o território nacional porque estamos a referir-nos a qualificação de alto nível com planos de estudo de alta qualidade e exigência, apostando-se na promoção do pensamento crítico e da inovação em diversos domínios científicos.”

Com apoio do PRR, a licenciatura em Ciências Biomédicas e da Saúde, pioneira a nível nacional, atua no campo das ciências biomédicas e da saúde, tecnologias de saúde e sociedade, respondendo aos principais desafios emergentes nestas áreas. Esta formação é estratégica para o desenvolvimento da área da saúde na Universidade de Évora e esperemos que, num futuro próximo, abra caminho a um curso de Medicina", assinala a Reitora da UÉ.

Para tal, esta formação apresenta uma lógica interdisciplinar assente em 3 pilares: Formação fundamental sólida nas áreas biomédica, biologia e bioquímica vocacionadas para a fisiologia, morfologia, desenvolvimento humano e fisiopatologia; Formação fundamental sólida nas áreas biomédica, biologia e bioquímica vocacionadas para a fisiologia, morfologia, desenvolvimento humano e fisiopatologia; Abordagem de Uma Saúde em convergência com o conceito de Saúde Global/Planetária.

As licenciaturas de Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática correspondem a áreas fundamentais do saber, mas constituem ofertas inovadoras e multidisciplinares adaptadas aos desafios que hoje se colocam.

“Permitirão ainda aos seus estudantes a continuação dos seus estudos em programas de mestrado em ensino, dando assim resposta aos graves problemas que afectam vários grupos disciplinares” realça a Reitora da UÉ.

Uma das novas formações é a licenciatura em Biologia e Geologia que se apresenta como uma oferta formativa inovadora por proporcionar equidade entre a formação em Ciências Biológicas e em Geologia. Corresponde a um programa de carácter multidisciplinar aliando a informação teórica relativa aos diversos temas oferecidos às suas múltiplas aplicações práticas (casos de estudo). A estrutura deste ciclo de estudos inclui um elevado número de horas de trabalho de campo na área das Ciências Biológicas e da Geologia, que confere uma formação equilibrada que visa fortalecer a aplicação prática do conhecimento científico.

No que respeita à licenciatura em Física e Química, o plano de estudos integra uma formação equitativa nas áreas da Física e da Química, condição necessária para permitir o acesso ao Mestrado em Ensino da Física e Química que confere habilitação para a docência no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Esta Licenciatura permite ainda aceder a uma gama alargada de cursos de 2º ciclo (Mestrado) na área da Física ou da Química, onde os licenciados poderão aprofundar os seus conhecimentos e obter formação em áreas da sua preferência.

A licenciatura em Matemática, agora disponível na UÉ, apresenta-se como uma oferta formativa com sólida formação matemática nas áreas disciplinares de Análise Matemática, Sistemas Dinâmicos, Métodos Computacionais, Geometria Diferencial, Probabilidades, Estatística, Investigação Operacional, Álgebra, Lógica e Geometria.

Para além da forte componente matemática este ciclo de estudos conta com a participação pontual dos Departamentos de Física, Informática e Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. Procuramos formar matemáticos com capacidades e competências para enfrentar os desafios contemporâneos para o desenvolvimento das ciências e da tecnologia nas mais variadas áreas científicas. Esta oferta formativa permitirá que os futuros Licenciados em Matemática pela Universidade de Évora possam dar continuidade aos seus estudos em programas de mestrado em Matemática e de Ensino em Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário.

Ainda na área da saúde e ao longo do próximo ano letivo a Universidade de Évora irá ainda oferecer um conjunto amplo de pequenas formações - micro-credenciais - com apoio do PRR, as quais visam um público mais alargado e diversificado, em particular já inserido no mercado de trabalho. Estas formações visam dar competências especificas em áreas como a saúde e a aeroespacial e contarão com o apoio de vários parceiros.

Publicado em 15.07.2022