Estudante da UÉ na final do Prémio Jovens Músicos

O estudante Sérgio Gladkyy (Classe de Acordeão), a frequentar o 2º ano da Licenciatura em Música, no Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, é um dos finalistas na Categoria A Solistas - Nível Superior, da 35ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), organizado pela RTP/Antena 2.

A diretora da Escola de Artes da UÉ, Ana Telles, manifestou satisfação pelo estudante ter chegado à final deste concurso após duas provas (pré-eliminatória e eliminatória) e entre candidatos oriundos da ESART, Musikene (País Basco) e Royal Academy of Music (Londres), apresentando a presente edição um nível bastente exigente a nível técnico e artístico. “É um feito notável” realça a diretora da Escola de Artes endereçando os parabéns ao estudante e professor/orientador Gonçalo Pescada, do Departamento de Música da UÉ.

"Completada uma primeira fase de avaliação das gravações submetidas por um conjunto total de 248 candidatos, chegou o momento de ouvirmos as suas provas em palco, das quais resultará a escolha dos músicos vencedores nas diversas categorias a concurso” sublinhou Luís Tinoco, Diretor Artístico do Prémio e Festival Jovens Músicos, na altura em que decorreram as eliminatórias e que deram a passagem às Finais deste concurso a este estudante da UÉ.

Presidido pela Profª Maria Teresa de Macedo e, na edição deste ano, sendo Vice-Presidente o Maestro Jean-Marc Burfin, o júri integra ainda um prestigiado conjunto de profissionais e docentes especializados nas diferentes disciplinas a concurso.

Recorde-se que as Eliminatórias decorreram entre os dias 11 e 17 de junho na Casa da Música, Porto, com as Finais deste concurso agendadas para o Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal, de 24 a 28 de Julho, com entrada livre.

Publicado em 17.06.2022